quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Falcao e outros mind games

Falcao não defronta o Benfica, apesar de estar convocado para o clássico desta noite no Estádio do Dragão. O colombiano foi considerado como apto para a competição pelo departamento médico - de acordo com o que o clube revelou no sítio da internet -, mas até é bem provável que nem sequer esteja no banco de suplentes. Villas-Boas alimentou a ideia de que o goleador estaria pronto para a meia-final da Taça de Portugal, assinando um "mind game" bem ao estilo de José Mourinho, mas a verdade, tal como O JOGO tem escrito, é que vai acabar por ter de usar Hulk no centro do ataque. O jogo psicológico que o técnico "acredita poder ajudar à construção de vitórias através da comunicação para o exterior", conforme referiu na conferência de Imprensa de antevisão deste encontro, recebeu ontem mais um capítulo com a chamada de todos os jogadores do plantel - excepto Álvaro Pereira e Rafa -, numa intenção clara de limitar as conclusões quanto ao onze que vai utilizar esta noite.

Além de Falcao, também Otamendi entra nestes "mind games", visto que também não deve ser utilizado. O argentino tem sido presença habitual nos últimos onzes, mas um problema no tornozelo esquerdo, consequência da partida em Barcelos, deve obrigar Villas-Boas a repetir a dupla de centrais que defrontou o Benfica nos outros dois clássicos desta temporada: Rolando e Maicon. Em todo o caso, só hoje é que a decisão final será tomada. Com a presença de Hulk no centro do ataque, Varela vai para o lado direito do ataque, ficando o lado contrário entregue a James, que assim se estreará na condição de titular nos jogos contra os grandes. No meio-campo, não deve haver surpresas, atendendo às opções habituais: Fernando, Belluschi e João Moutinho serão os escolhidos.

Sem El Tigre na equipa, quem marca mais são Hulk e Walter

Hulk e Walter têm sido os principais artilheiros quando Falcao não está em campo. No caso do Incrível, isso quase não é notícia; afinal tem marcado em quase todos os jogos esta temporada, na qual lidera destacado a lista dos goleadores.
O JOGO fez as contas e dos 79 golos que o FC Porto leva esta temporada, apenas 32 foram marcados sem El Tigre na equipa, seja porque não foi utilizado devido a lesão ou porque, entretanto, já tinha sido substituído. Destes golos, 13 têm a assinatura de Hulk e sete a de Walter, que, dizem os números, tem aproveitado a ausência do colombiano para mostrar serviço. Afinal, só Hulk tem uma eficácia superior à sua.
Os outros golos dos azuis e brancos sem Falcao foram marcados por James (3), Guarín (2), Rafa (2) e Rúben Micael, Fernando, Varela, Souza e Belluschi, todos com um golo.
Dos sete golos apontados ao Benfica nos dois clássicos já disputados esta época, Falcao é responsável por três, mas estava em campo nos outros quatro. Contudo, o colombiano também não defrontou os encarnados no Dragão na época passada, e o FC Porto venceu por 3-1.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: