segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FC Porto um a um

A ESTRELA: Otamendi 8

O FC Porto vai entrar no último terço da Liga com, pelo menos, oito pontos de vantagem sobre o Benfica graças ao bis de um defesa-central. O título nacional ficou mais perto dos dragões e a pressão que o Benfica tinha colocado ao vencer o Guimarães foi devolvida ao rival para o clássico da próxima jornada. Com Falcao no sofá e Hulk sem pontaria, Otamendi assumiu a finalização. E foi com classe pura que abriu o marcador no último minuto da primeira parte: com toda a calma e espaço do mundo, segurou a bola, viu a posição de Artur, e atirou em jeito sem qualquer hipótese. Aberto o marcador, Otamendi fez questão de arrumar com o assunto numa recarga a um livre de Hulk, em que voltou a desviar muito bem a bola de Artur. Melhor prenda de aniversário (23) era difícil. Motivado pelo regresso à selecção, Otamendi teve uma noite de gala em Braga que só não foi perfeita porque Lima mostrou, aos 77', que o argentino precisa de melhorar na velocidade.

Helton 6
Foi para o intervalo com as luvas por sujar, num jogo em casa do vice-campeão. Apenas foi chamado a intervir com os pés porque o Braga não incomodou. A entrada de Hugo Viana obrigou-o, finalmente, a mostrar-se: primeiro para agarrar um cruzamento; depois para efectuar uma grande defesa, num livre directo descaído para a esquerda. E não precisou de fazer mais.

Sapunaru 6
Certinho a defender e atrevido a atacar. Além de ter controlado sem grandes dificuldades Hélder Barbosa e companhia, esteve na origem do golo de Otamendi ao cruzar para a área do Braga. Saiu mais cedo para não agravar um problema muscular, por causa de Sevilha.

Rolando 6
A velocidade de Lima foi um problema que foi contornando como pôde, mas sem que tenha comprometido. Ofereceu o corpo a alguns remates e o único problema foi o passe: por vezes demorou demasiado a decidir.

Fucile 6
De volta ao onze e com vontade de mostrar ao técnico que está apostado em ser alternativa para as laterais. Uma entrada sem bola sobre Vandinho, que lhe valeu o amarelo, manchou o excelente regresso à equipa. Nada a apontar na entrega, tendo ganho aos pontos o duelo com Alan. Concentrado, cortou vários lances e não hesitou em apoiar o ataque.

Fernando 7
Numa altura em que era criticado, voltou às grandes exibições e deu consistência à equipa. Excelente a forma como pressionou os médios do Braga, obrigando-os a decidir mal. Roubou bolas sem conta e até chegou assumir a transição ofensiva.

Belluschi 6
A sua subida de rendimento coincidiu com o melhor período do FC Porto: os cinco minutos finais da primeira parte. Aos 41´ obrigou Artur a uma enorme defesa num remate à entrada da área, depois estendeu a passadeira para Varela. Ainda assim, errou alguns passes, sobretudo na segunda parte.

João Moutinho 5
Lutou muito, mas esteve melhor nos processos defensivos do que nos ofensivos. Isto porque teve pouca bola no primeiro tempo e o jogo da equipa ressentiu-se disso. Dá a sensação de que está cansado.

Varela 6
Durante muito tempo o melhor elemento da equipa, o único capaz de incomodar o Braga, com cruzamentos ou jogadas individuais. Foi um remate seu, interceptado por Vandinho, que esteve na origem do primeiro golo de Otamendi.

James 5
Apenas três bons momentos: a forma como acompanhou um contra-ataque do Braga e cortou o cruzamento de Mossoró; a assistência, com um passe atrasado, para Belluschi atirar com muito perigo; e o remate em arco para boa intervenção de Artur.

Hulk 6
Noite intermitente. Na primeira parte registo apenas para uma bomba à trave, quebrando a monotonia em que o jogo estava. Mais em jogo na segunda parte, deixou o melhor para o fim, quando descaiu para a direita, mas Artur não o deixou festejar nas duas vezes em que surgiu isolado. Apontou o livre que ressaltou na barreira e sobrou para o bis de Otamendi.

Sereno 5
Agora teve de ser deslocado para a direita porque Sapunaru saiu com queixas. Não teve de se aplicar muito porque nessa altura já o jogo estava resolvido.

Guarín 4
Uma perda de bola infantil permitiu um contra-ataque perigoso ao Braga. De bola parada, atirou uma bomba que Artur defendeu para a frente.

Mariano -
Entrou no final, mais como prémio pela entrega diária do que pelo podia acrescentar ao jogo.

Sem comentários: