quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FC Porto vs. Sevilha. Dragões têm tudo para ficar na história

Um triunfo hoje estabelecerá um recorde nacional de vitórias internacionais numa só época. E completa o ano de terror do Sevilha contra equipas portuguesas


Quando Villas-Boas se estreou na Europa, poucos pensariam que poderia ter uma primeira época tão boa. O técnico que venceu duas finais europeias como adjunto de José Mourinho tem ambição de sobra, mas seria difícil prever o rendimento dos dragões. A primeira impressão convenceu: vitória por 3-0 na Bélgica frente ao Genk (Falcao, Souza e Belluschi) e caminho aberto para uma série de nove jogos sem perder e com apenas um empate, em casa frente ao Besiktas.

Hoje, quando entrar em campo, o primeiro objectivo será garantir o apuramento para os oitavos. Não é, nem poderia ser, de outra forma. E para que isso aconteça, o FC Porto até se pode dar ao luxo de perder, mas o desaire vai de encontro aos outros objectivos dos dragões para o jogo com o Sevilha. Um empate significa o décimo jogo consecutivo sem perder em jogos para as competições europeias, superando o recorde do Sporting (nove entre 10 de Março de 2009 e 16 de Dezembro de 2009) e igualando o do Benfica (4 de Novembro de 1981 a 4 de Maio de 1983). Melhor só mesmo o FC Porto de Mourinho, que esteve 11 encontros sem conhecer o sabor da derrota, entre 1 de Outubro de 2003 e 27 de Agosto de 2004.

O grande objectivo e verdadeiro recorde será, porém, o nono triunfo numa só época em competições europeias. E isso nem Mourinho conseguiu. O agora treinador do Real Madrid conquistou a Taça UEFA com oito vitórias e a Liga dos Campeões com sete. Villas-Boas, que sempre se demarcou de Mourinho, preferindo a aproximação a Bobby Robson, optou por abordar outros temas na conferência de imprensa: "O triunfo na primeira mão foi importante mas não resolve a eliminatória. O trabalho está longe de estar feito e só se formos extremamente competentes é que seguimos em frente porque tudo pode acontecer."

PESADELO NACIONAL O Sevilha poderá sair hoje do Dragão com a sensação de que viveu um autêntico pesadelo português. Tudo começou em Agosto na eliminatória da Liga dos Campeões. Os antigos bicampeões da Taça UEFA eram favoritos, mas o Sp. Braga venceu no Minho e no Sánchez Pizjuán (1-0 e 4-3). Relegados para a Liga Europa, a equipa de Gregorio Manzano esteve prestes a ficar pelo caminho, mas sobreviveu para voltar a Portugal. Agora poderão ir outra vez para casa de mãos a abanar.

O passado mostra que várias foram as equipas estrangeiras a defrontar mais do que um clube português na mesma temporada. Os tempos mudaram e é claro que antigamente não havia espaço para duas eliminações na mesma temporada, mas há um ano, por exemplo, Everton e Hertha Berlim foram eliminados por Sporting e Benfica depois de terem sobrevivido em grupos com... Benfica e Sporting. 

De resto, Lyon, Heerenveen, Anderlecht, Atlético Madrid, Bayern Munique, Newcastle e Portsmouth também viajaram para Portugal mais do que uma vez mas não saíram de mãos a abanar. Melhor só mesmo o CSKA Moscovo que, depois de ser eliminado pelo FC Porto na Champions, ganhou a Taça UEFA, derrotando Benfica e Sporting pelo caminho. E, como as coincidências existem, se o FC Porto eliminar o Sevilha vai encontrar precisamente a equipa russa.

Hoje, 17h00, FC Porto-Sevilha na Sport TV1


in "ionline.pt"

Sem comentários: