quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Liga Europa: F.C. Porto-Sevilha, 0-1 (crónica)

Super Dragão a sorrir na Europa com o coração nas mãos


A história do futebol escreve-se com linhas dignas de uma montanha russa. O F.C. Porto apurou-se com sofrimento, aguentou o rombo em noventa minutos de grande nível, tempo suficiente para construir uma goleada. Perdeu (0-1). Apurou-se.


O Sevilha podia seguir em frente? Podia. Sem merecer. O tento de Fabiano foi uma prova de eficácia num onze de qualidade inferior. Segue-se o CSKA de Moscovo. Teve mais sabor assim, gritam os portistas, a plenos pulmões, com um sorriso na face. 



Minuto 55. Acordaram os espanhóis. Até então, o Sevilha denotara respeito excessivo pelo poderio do F.C. Porto. Tentara marcar, é certo, sem arriscar o necessário para chegar aos dois golos exigidis. Mérito, pois então, da formação portista.


Com pouco mais de meia-hora pela frente, Gregorio Manzano denotou finalmente ambição. Colocou Fabiano e tirou um lateral. Pode queixar-se de falta de sorte na primeira mão. No Dragão, esteve quase a ganhar a lotaria.


Alvaro e Falcao para o melhor onze


Até então, quase tudo fora pintado a azul e branco. André Villas-Boas recuperou Alvaro Pereira e Falcao, desviando Fucile para a direita. O onze favorito dos adeptos portistas para uma inusitada tarde europeia.


35 mil adeptos nas bancadas, belo número, dezenas de baixas repentinas , postos de trabalho sem dono, uma cidade parada a acompanhar a sua equipa. Ao vivo, pela televisão, rádio ou internet, enquanto não chega a hora de saída do emprego. Tudo vale.


Os relatos chegavam com boas notícias. O F.C. Porto mostrou-se pouco impressionado com a entrada do Sevilha. Aproveitando as fragilidades dos laterais visitantes, os dragões ganharam sede pelo golo e raramente entregaram a iniciativa de jogo. O Sevilha, reforça-se, pouco fez para a conquistar.


Tiro ao boneco e a tudo


Em suma, se o resultado da primeira mão enganava, diga-se então que a equipa de Villas-Boas merecia golear no Estádio do Dragão. Acertou na trave, nos adversários, no guarda-redes, denotou até excesso de pontaria. Criou inúmeras situações de golo, sem precisar dele.


O Sevilha, pela imagem transmitida, procurou apenas deixar aquela imagem de «quase». «Quase conseguíamos». «Se não fosse o primeiro jogo...». Por aí fora. Para um treinador em apuros, aceita-se. Mas esta formação andaluz, ficou mais que provado, está um patamar abaixo dos dragões.


O F.C. Porto foi sério, acutilante e quis vencer. Perdeu, mas saiu por cima. Falcao regressou, fugiu a contactos mas ficou a centímetros do golo. Alvaro Pereira enchera o campo até cometer uma imprudência grave, já depois do tento de Luís Fabiano. Expulsão, tudo em aberto.


Dragão a sorrir com o coração nas mãos


Recuando no filme, eis então o minuto 55. Manzano lança Fabiano. O Sevilha ataca a três. Até então, Kanouté era a principal referência (porquê ter Otamendi a marcá-lo, com défice de centímetros?). Os dragões não quiseram saber, continuaram por cima, em busca do golo. Hulk falhou. O Fabuloso não. 


Vinte minutos para o final, 0-1. Luís Fabiano ganha espaço, aguenta a carga e marca. De azul e branco, pouco o fez. Agora, a confiança dá lugar ao susto. Para mais, Alvaro Pereira responde à frustração com uma entrada despropositada, arriscada. Vermelho. Excesso de rigor? Talvez, mas aceita-se.


Adeptos impacientes, Villas-Boas também. O F.C. Porto estivera sempre por cima. Num ápice, fica perto do abismo. Dois minutos, segundo amarelo para Alexis. Howard Webb consegue finalmente expulsar um visitante. Este, por exemplo, já escapara ao vermelho na primeira parte.


O Dragão acabou preso às cadeiras, com o coração nas mãos, a bater forte. Assim, talvez traga mais sabor. Contudo, a injustiça ficou a um pequeno passo, ao alcance de um Sevilha retardatário. Pagou por isso mesmo.

in "maisfutebol.iol.pt"



1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Um Porto forte, unido, solidário, a jogar bem e em vários momentos muito bem, pressionou, controlou, dominou e só não ganhou, porque foi demasiado perdulário. Não me lembro, em jogos desta importância, de ver o conjunto portista a criar e desperdiçar, tantas e tão boas oportunidades. Entrando concentrado, seguro atrás, criativo no meio-campo e dinâmico no ataque, o conjunto de André Villas-Boas foi sempre superior, não merecia ter perdido e pior, ter sofrido tanto para passar aos oitavos-de-final.


O desperdício desta tarde/noite, dava para ganhar, não um, mas três jogos deste nível, o que atesta bem da qualidade da exibição portista. Hulk, Falcao, Moutinho, Belluschi, Guarín e até Fernando, falharam oportunidades, não daquelas que são apenas meias oportunidades, mas daquelas cantadas, em que o mais difícil parecia ser falhar. Também dizem muito do que foi a exibição do conjunto azul e branco, os dez cantos a favor e apenas um contra. Não mereciamos perder, mas, como nas provas a eliminar o que interessa é passar, nós passamos e passamos com um mérito e com uma justiça que ninguém ousará colocar em causa.

Ao perdemos o jogo terminou uma série bonita de resultados, na europa - 8 vitórias e 1 empate -, mas não fiquei nada triste. Há vitórias que nos diminuem e derrotas que nos engrandecem. Este jogo, num Dragão, que apesar da hora, teve uma ambiente magnífico e uma assistência muito razoável, foi o caso. Jogue sempre assim o F.C.Porto que, de certeza, não vai perder muitas mais vezes. E mais, quem joga assim, frente a uma equipa da qualidade do Sevilha, recheada de grandes jogadores, tem o direito a sonhar e não pode ser acusado de irrealismo, muito menos de fanfarronice.

Notas finais: foi um jogo de Champions, com duas equipas de Champions e uma, a de arbitragem, de regional. Se este senhor é o melhor árbitro do mundo, muito mal vai a arbitragem no desporto rei.

Nos oitavos-de-final, lá vamos até Moscovo, defrontar o nosso velho amigo, CSKA. Temos sido felizes, frente ao clube da capital russa, mas não é tempo para falar disso...
Agora olhemos para o campeonato, onde nos espera um difícil obstáculo, em Olhão, já daqui a três dias e depois de um jogo que nos obrigou a dar tudo, física e mentalmente.

Apenas vou falar dos regressados, Falcao e Álvaro. O colombiano acusou a paragem, pareceu receoso e como o problema foi no joelho e isso não lhe permitiu tarbalhar, acabou cedo e por isso não teve a frescura para concretizar, uma ou outra oportunidade que normalmente não desperdiça. Mas está de regresso e agora só precisa de sorte e de ritmo. Com ele na frente é outra loiça...


Álvaro, como a lesão foi no ombro, praticamente não parou e pôde aparecer muito bem. Com ele a equipa ganha uma profundidade e uma qualidade, pela esquerda, que sem ele, jogue ali quem jogar, não tem.
Pena a expulsão, justa, mas que, atendendo ao critério do senhor Webb, não deveria ter acontecido. Se este artista só tem de se preocupar com a arbitragem - é profissional - e faz arbitragens destas, mas vale o amadorismo!

Com Falcao e Palito, o F.C.Porto é muito mais forte e tem muitas mais alternativas.

Um abraço