quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sevilha-FC Porto: Reescrever História com nova página dourada


FC Porto volta a Sevilha, desta feita para defrontar um dos mais difíceis adversários dos oitavos-de-final da Liga Europa. Falcao e Álvaro Pereira estão de regresso.

A cidade é a mesma, mas mais nada se repete

Quase oito anos depois, o FC Porto volta à cidade onde escreveu uma das páginas mais douradas da sua história, com a vitória da Taça UEFA frente ao Celtic de Glasgow (3-2). 


Agora, a cidade é a mesma mas o cenário é outro: muda o estádio, muda o adversário, muda a eliminatória e muda a competição – para todos os efeitos, a Taça UEFA foi extinta para dar lugar a esta Liga Europa. 


O percurso em 2010/2011 é auspicioso para os portistas, ainda imbatíveis a nível europeu e já com 21 golos no currículo. Villas-Boas, ele que já integrava a equipa técnica de José Mourinho na caminhada triunfal de 2002/2003, já afirmou querer voltar a erguer o pesado troféu


Para já, está nos oitavos-de-final, tendo “apanhado” uma das equipas menos desejadas no sorteio. O Sevilha desta temporada é, no entanto, uma sombra do que se tem visto em épocas anteriores – ocupa um modesto 8º lugar na Liga espanhola. 


Finalmente, um lateral ofensivo e uma referência no ataque 


Na preparação para o regresso da Liga Europa, em “banho-maria” desde meados de Dezembro, o destaque não pode ser outro. Ou outros, melhor dizendo. Falcao e Alvaro Pereira. Os nomes que tanto têm andado pelas bocas dos adeptos, a suspirar pelo regresso do colombiano e do uruguaio, que tanta falta têm feito, estão de volta. 


O primeiro vem de uma ausência de cerca de dois meses, com um jogo pelo meio, entre duas lesões distintas. O segundo vem de uma lesão mais delicada, que o obrigou a ir ao bloco operatório, parando por oito semanas consecutivas.


É, por isso, de prever que apenas Falcao entre directamente para o “onze”, até porque Hulk tem sido “curto” no centro do ataque, não obstante os golos que marcou na ausência do ponta-de-lança habitual. Perante o regresso do 9, espera-se que James seja o sacrificado, ele que foi o principal beneficiado da lesão do compatriota.


Uma questão lateral 


No ataque, não sobram grandes dúvidas, a menos que o técnico azul-e-branco opte por poupar Falcao. A dúvida continua na lateral-esquerda, onde vai ser preciso alguém com o ritmo necessário para travar o rapidíssimo Jesus Navas, um dos campeões do Mundo do plantel sevilhano. Coisa que Álvaro Pereira, certamente, não terá nesta altura. 


Villas-Boas tem duas hipóteses: ou opta por Fucile, que deu boa resposta no último jogo e que está mais habituado à posição, ou por Sereno, mais lento, mas mais posicional e mais concentrado. 


Como travar uma equipa “revoltada”


Luís Fabiano, uma das principais figuras da equipa andaluza – e que se reencontra com os dragões depois de lá ter jogado sem grande brilho há seis temporadas -, deixou o aviso: o FC Porto que se cuide, porque o Sevilha é “muito perigoso” e tem por lá gente “que ganhou títulos”. Pelo meio, admitiu que a equipa não vive um “bom momento”


O treinador, Gregorio Manzano, já assegurou que a Europa é a solução para sair da crise – o Sevilha está fora dos lugares europeus e não ganha há cinco jogos (três derrotas e dois empates). André Villas-Boas diz ter a solução. Ou, pelo menos, garantiu “dar-se bem contra equipas revoltadas”, assim lhe chamou. 


A história não sorri ao FC Porto, que em Espanha soma 17 derrotas contra 10 vitórias e seis empates. Mas Sevilha é um nome que faz o dragão sorrir e recordar o sucesso da história recente. Resta saber qual delas prevalece. 

in "relvado.aeiou.pt"

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje vamos voltar a um estádio onde iniciamos uma época d’ouro no século XXI, e onde podemos começar uma caminhada, rumo à conquista deste desejado título internacional uma vez mais.
Vai ser um jogo complicado, pois o Sevilha apesar da má prestação no campeonato, e ter sido afastado pelo Braga da Liga dos Campeões, tem excelentes jogadores que podem desequilibrar.
Temos assim de jogar concentrados, e com o nosso meio campo bem pressionante e controlador de posse de bola. Se nós controlarmos a posse de bola, isso intranquilizara os adeptos do Sevilha e jogadores, pois estes encaram a Liga Europa como salvação de uma época.
Somos favoritos, mas temos de confirmar o favoritismo destro das 4 linhas, jogando ao nosso melhor nível.
É importante marcar fora, empatar ou perder pela margem mínima na pior das hipóteses, para na segunda mão encararmos o jogo com mais tranquilidade.

Abraço e boa semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

dragao vila pouca disse...

No regresso a uma cidade de tão grandes e tão gratas recordações, onde foi feliz no Verão de 1992, ganhando o Torneio Internacional de Sevilha e proporcionou uma explosão de felicidade aos seus adeptos, em Maio de 2003, depois de um jogo memorável em que venceu o Celtic por 3-2 e conquistou a Taça UEFA, o F.C.Porto regressa à capital da Andaluzia para defrontar o Sevilha F.C. Agora e ao contrário da histórica final, cujas recordações ainda nos fazem ficar com pele de galinha, não no inesquecível Estádio Olímpico de Cartuja, mas no estádio Rámon Sánchez Pizjuan, propriedade do clube sevilhano.

Não encontrará o Dragão o calor infernal de uma temperatura superior a 30º, como aconteceu em 1992 e 2003, mas encontrará um público apaixonado, vibrante, que condiciona e uma equipa do Sevilha recheada de grandes jogadores, Kanouté, J.Navas, Luís Fabiano, etc., que tudo fará, para na Liga Europa, limpar a face de um campeonato espanhol que não lhe está a correr bem. Será, que ninguém tenha dúvidas, um adversário forte, duro, em ritmo elevado e a pressionar alto, aquele que espera o conjunto azul e branco. É, portanto, um jogo para homens de barba rija, a 100%, disponíveis para dar tudo, para, se necessário, deixar a pele em campo. Um jogo que não se compadece com jogadores a meio gás, com medo de meter o pé, sem andamento para um jogo desta importância - é preferível alguém com menos qualidade, mas a 100%, que um melhor a 50%.
Se em Sevilha estiver um Porto com a alma, a crença e o forte espírito do Dragão, podemos voltar a ser felizes na capital andaluza. Eu acredito e como tal, já comprei o bilhete para o jogo da 2ª mão.

Um abraço