sábado, 19 de março de 2011

Nunca se festejou tanto no Dragão

O título até está mais para ser celebrado longe de casa - Luz ou Portimão são hipóteses fortes para selar matematicamente a conquista -, mas nunca os adeptos do FC Porto festejaram tanto no Estádio do Dragão, pelo menos no que diz respeito a golos. Com os dois apontados ao CSKA, na Liga Europa, não só foi garantida a passagem aos quartos-de-final da prova, como ainda foi igualada a marca da época passada de 61 golos caseiros, em todas as provas, o melhor registo desde que o FC Porto trocou as Antas pelo Dragão. Significa isto que só uma seca de dimensões catastróficas impedirá que esse recorde seja batido na presente campanha.

No calendário do FC Porto estão marcados, pelo menos, mais quatro jogos no Estádio do Dragão - Académica, Spartak de Moscovo, Sporting e Paços de Ferreira -, palco onde só por duas vezes os comandados de Villas-Boas ficaram em branco. A média da época é de 2,5 golos por jogo, pelo que há boas chances de a marca do último ano de Jesualdo Ferreira ser passada já amanhã, na recepção à Académica, a antiga equipa do actual técnico portista.

Esta temporada, nos 24 jogos em casa, o FC Porto já marcou 34 golos no campeonato, 13 na Liga Europa, 10 na Taça de Portugal e 4 na Taça da Liga. Destes 61 golos, uns foram festejados com maior intensidade por parte da plateia azul e branca do que outros e os cinco apontados ao Benfica estarão, seguramente, no topo da produção de decibéis.

Feitas as contas globais, o Estádio do Dragão já recebeu 167 jogos oficiais do FC Porto, nos quais foram marcados 323 golos, com Lisandro ainda a ser o que mais contribuiu (36). 2004/05 foi a pior temporada, com apenas 23 golos apontados em 21 jogos; a maior goleada aconteceu a 5 de Abril de 2008, com uns expressivos 6-0 ao Estrela da Amadora.

Hulk superou Falcao em golos caseiros

Hulk abriu o caminho para o triunfo diante do CSKA, logo aos 50 segundos, marcando o 29º golo da conta pessoal esta temporada, o vigésimo no relvado do Estádio do Dragão. Somando estes aos oito apontados na época passada e os dois na temporada de estreia em Portugal, o Incrível atingiu os 30 golos caseiros, isolando-se no segundo lugar dos melhores marcadores de sempre do novo recinto dos azuis e brancos. Só Lisandro tem mais golos apontados, com 36 divididos pelas quatro temporadas em que usou o dragão ao peito.

À partida para o jogo europeu de quinta-feira, Hulk e Falcao estavam empatados com 29 golos no Dragão, mas o colombiano ficou em branco e deixou-se ultrapassar pelo companheiro neste capítulo - e ainda por Rossi na lista de artilheiros da Liga Europa.

Voltando a Hulk, depois desta ronda europeia, o brasileiro passou a liderar a estatística de remates à baliza (19) sem contar com os play-off, ultrapassando o uruguaio Edison Cavani, do Nápoles, equipa que já foi eliminada. A estes, o Incrível acrescenta 11 remates fora do alvo. Contudo, só tem três golos contabilizados porque o hat trick ao Genk, no play-off, não figura nas estatísticas da competição.

Mais uma tentativa para El Tigre marcar à Académica

Há duas espinhas que Falcao ainda não conseguiu desencravar desde que está em Portugal: Académica e Portimonense. São estes os únicos clubes a quem ainda não marcou qualquer golo. Amanhã, o avançado cruza-se pela quarta vez com a formação de Coimbra com o objectivo de acabar com a malapata: já são 261 minutos em branco contra este adversário.

Quanto aos algarvios, era impossível que Falcao tivesse marcado, simplesmente porque ainda não os defrontou. A equipa de Portimão subiu esta época à Liga ZON Sagres e o colombiano falhou o jogo da primeira volta por não ter recuperado de problemas físicos resultantes do clássico com o Benfica, que antecedeu essa partida. Se amanhã marcar aos estudantes, Falcao poderá completar a "caderneta" de golos a 10 de Abril, data prevista para o regresso dos dragões ao Algarve.

No início da época faltava marcar ao Benfica, mas já o fez por três vezes, e ao Beira-Mar, a quem também fez o gosto ao pé, na primeira volta.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: