sábado, 9 de abril de 2011

Falcao é o melhor marcador das provas da UEFA

Nem Messi, nem Rolando. O melhor marcador das competições europeias mora no Estádio do Dragão e chama-se Radamel Falcao García Zárate. Com o hat trick apontado ao Spartak, o colombiano passou a ter dez golos na Liga Europa, sem contabilizar o golo apontado ao Genk no play-off de acesso a esta prova porque UEFA só reúne dados estatísticos a partir da fase de grupos.

Com uma média de um golo por jogo, El Tigre ultrapassou toda a concorrência, destacando-se na liderança dos artilheiros. O principal perseguidor ainda é o italiano Rossi, do Villarreal, que também marcou nesta jornada, e que soma nove golos. A seguir, na lista de melhores marcadores estão três jogadores que actuam na Liga dos Campeões: Messi, Eto'o e Mário Gomez, todos com oito golos. Ronaldo tem cinco. A luta promete continuar visto que a maioria destes jogadores ainda se encontra em prova. Aliás, perspectiva-se um frente-a-frente entre Falcao e Rossi nas meias-finais da Liga Europa, depois de tanto o FC Porto como o Villarreal terem "despachado" os respectivos adversários com um 5-1, na primeira-mão dos quartos.

Curiosamente, Falcao estava em branco em jogos europeus desde o hat trick na neve, ao Rapid de Viena. Seguiram-se quatro partidas em que não houve rugidos de El Tigre, até ao jogo perfeito de quinta-feira em que fez três golos e uma assistência. As outras vítimas europeias de Falcao são o CSKA de Sófia e o Besiktas.

A cumprir a segunda temporada de dragão ao peito, Falcao já é o terceiro melhor marcador de sempre do FC Porto nas competições europeias. São 15 golos (em 20 jogos), quatro na edição anterior da liga dos milionários e onze nesta Liga Europa, agora já acrescentando o golo dos play-off. Só Fernando Gomes e Mário Jardel têm melhor registo. O português conseguiu 17 golos em 49 jogos e o brasileiro 19 golos em 32 encontros.


Dois voos picados e um desvio à ponta-de-lança

Falcao marcou golos ao Spartak de Moscovo para todos os gostos. Começou com um fantástico voo picado ao segundo poste; continuou com um desvio com o pé direito na zona do ponta-de-lança; e terminou a exibição com um novo voo, desta feita, entre os centrais. São dez golos na Liga Europa, três de cabeça, seis com o pé direito e um com o esquerdo. Apenas um dos golos foi apontado através de uma grande penalidade.

Agradecimento especial a Jesus

Nos relvados, Falcao é agressivo, destemido e não perdoa ao mínimo erro dos adversários. Fora das quatro linhas é precisamente o aposto: pacato, simples e um homem de família e de fé. Pouco depois do jogo com o Spartak de Moscovo, em que fez três golos e uma assistência, o colombiano fartou-se de escrever no Twitter e no Facebook, e numa das mensagens agradeceu a Jesus por "tudo o que tem". Naturalmente, o goleador não se referia ao treinador do Benfica...
Desde miúdo que Falcao passava as tardes entre os treinos da equipa "Fair-Play" e a Igreja cristã "La Casa sobre la Roca". Mais tarde foi convidado por Jorge Ramos para participar num encontro dos "Loucos por Jesus": um grupo de desportistas que se reúnem para partilhar experiências dentro e fora dos relvados, ler a Bíblia e conhecer melhor Jesus Cristo. Desde então não mais deixou de rezar e de frequentar a Igreja, procurando aí apoio espiritual nos maus momentos, sem nunca se esquecer de agradecer nas horas de alegria.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: