sábado, 2 de abril de 2011

Sorrisos de vencedores

A última fornada de campeões pelo FC Porto segue bem representada no plantel azul e branco. São nove os jogadores que estão em posição de regressar esta época à condição de vencedores da Liga ao serviço dos dragões, com Helton a destacar-se como o único tetracampeão neste grupo restrito. 

O brasileiro transferiu-se de Leiria para o Dragão em 2005/06 e na época de estreia como portista venceu logo o campeonato. Repetiu o ouro nas três temporadas seguintes e, desse segmento, de 2006 a 2009, Fucile também é um sobrevivente no grupo que trabalha às ordens de Villas Boas.

Tanto Helton como Fucile foram jogadores utilizados na última vitória dos dragões na Luz, em 2007/08, época que valeu o primeiro título de campeão nacional ao argentino Mariano Gonzalez, hoje um dos futebolistas que integram o painel de capitães do FC Porto e que, por lesão sofrida em Março do ano passado, só emergiu como opção para André Villas Boas a meio desta temporada. 

O ala já acumula cinco participações nesta edição da Liga e, assim, tem a oportunidade de receber mais uma faixa de vencedor do campeonato.

Hulk, Cristian Rodriguez, Fernando, Guarín, Rolando e Sapunaru também conhecem a alegria dos campeões, porque triunfaram na Liga de 2008/09, a última que o FC Porto concluiu na primeira posição. Todos eles chegaram ao ouro na época de estreia de azul e branco e quase todos persistem como regulares no onze inicial dos portistas. Rodriguez é a excepção, está a atravessar mais um ano menos cintilante, mas surge na calha da recuperação do título.

Seja na Luz ou mais à frente no calendário, o dragão tem a vitória na Liga bem desenhada no horizonte. A festa que os portistas desejam fazer rapidamente será, com certeza, uma forte corrente de felicidade, sendo que, no plantel, Helton é mesmo o que mais vezes já carregou o sorriso dos vencedores


in "abola.pt"

Sem comentários: