quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Aanálise de JVP


GUARDA-REDES

HELTON
Guarda-redes seguro, confiante e eficiente. É mais ágil do que Artur e dialoga muito com os colegas, chamando a atenção para as marcações e fazendo correcções. Antecipa bem as jogadas e é bom fora dos postes, embora não muito forte fisicamente pois larga demasiadas vezes a bola quando é tocado e nem todos os árbitros estrangeiros têm por hábito marcar falta. Dá confiança à equipa, apesar de ser menos possante do que Artur. Joga q.b. com os pés ainda que por vezes arrisque demasiado.

ARTUR
É uma revelação. Trata-se de um guarda-redes sereno, eficaz e seguro. É mais forte do que Helton no contacto físico, embora me pareça que não gosta de sair dos postes. É menos comunicativo mas bom debaixo dos postes, pois tem bons reflexos. É q.b. com os pés, pois não inventa.


LATERAIS-DIREITOS


SAPUNARU
Está mais refinado. É competitivo e está confiante. É mais equilibrado a subir no terreno, forte no contacto físico e bom de cabeça. É um jogador com nervo e tem a vantagem de ser mais alto do que Miguel Garcia, característica importante para um defesa.

MIGUEL GARCIA
Jogador muito solidário, generoso e competitivo. Sobe de forma cautelosa porque tem mais preocupações defensivas. Ofensivamente, trata-se mais de um apoio do que de um desequilibrador. Tem garra e com o decorrer dos jogos foi-se tornando mais confiante. É um jogador que proporciona confiança ao treinador, pois assegura entrega e concentração totais - garante empenho e atitude. Tenho grande admiração por ele, pois há duas épocas ficou desempregado e não teve vergonha de integrar o estágio dos jogadores do sindicato, demonstrando humildade.


DEFESAS-CENTRAIS

OTAMENDI
Um jogador com personalidade e experiência, atributos que permitem disfarçar a sua velocidade. É muito perigoso nas bolas paradas ofensivas, usando bem a ratice típica dos sul-americanos. Tem boa elevação e marca bem, embora tenha dificuldades quando a bola é colocada nas suas costas.

RODRIGUEZ
Muito rápido, lê bem o jogo e antecipa as jogadas. Não sendo muito alto, possui boa elevação. Sai a jogar com a bola sem arriscar, mas precisa de comunicar mais, aspecto em que, apesar de tudo, já melhorou. É perspicaz e perigoso nas bolas paradas.

ROLANDO
Discreto mas seguro e competitivo. A boa leitura que faz das jogadas permite-lhe antecipá-las e disfarçar a velocidade. É bom na marcação e no jogo aéreo. A sua regularidade e competência, frutos da forma como sabe colocar-se em campo, permitem-lhe aguentar a pressão da concorrência que existe no plantel portista.

PAULÃO
Muito forte fisicamente, o que o leva a ganhar muitos duelos, sobretudo na marcação ao homem. É perigoso nas bolas paradas ofensivas. Em contrapartida, nem sempre se posiciona bem, precisando que falem com ele, em particular quando o adversário é dinâmico e se movimenta muito.


LATERAIS-ESQUERDOS

ÁLVARO PEREIRA
O uruguaio é um elemento muito importante neste FC Porto: dá largura e profundidade. É dinâmico e desequilibra com as suas subidas, já que utiliza bem a sua velocidade. É competitivo e atrevido no "um-contra-um". Mesmo tendo características ofensivas, mantém a consistência defensiva através da sua entrega ao jogo. Por vezes, o "nervo" que tem fá-lo perder o discernimento e o posicionamento.

SÍLVIO
Bom tecnicamente, tem o pequeno senão de estar fora do seu lugar habitual. Consegue provocar desequilíbrios ofensivos mas tem maiores dificuldades ao efectuar cruzamentos do lado esquerdo - apesar de jogar e cruzar bem com os dois pés, os cruzamentos não lhe saem com a mesma naturalidade como do lado direito. Lê muito bem o jogo, sendo um jogador de bom passe e remate forte. É menos forte fisicamente e menos veloz do que Álvaro Pereira mas mais técnico e perspicaz.


MÉDIOS-DEFENSIVOS

FERNANDO
É o elemento que faz o equilíbrio da equipa. Possui boa leitura de jogo e ajuda na antecipação. É o melhor recuperador de bolas do FC Porto. Prático e competitivo, já tem experiência e também velocidade. Forte no contacto físico, tem grande espírito de equipa e é seguramente um dos que mais trabalham e maior segurança defensiva dão.

VANDINHO
Experiência, bom posicionamento e boa leitura de jogo são algumas das suas qualidades. É inteligente e bom tecnicamente, embora lhe falte a velocidade para estar em todos os sítios, como Fernando. Tem boa atitude e entrega ao jogo.


MÉDIOS-OFENSIVOS

JOÃO MOUTINHO
Tem qualidade técnica? Tem. Faz boa leitura de jogo? Sim. É inteligente? É. É rápido? Para as pernas que tem, é muito. É humilde e generoso? Muito. Tem bom remate? Tem, mas precisa de subir um pouco mais no terreno. João: quando sentires, sobe. Vais ver que fazes aquele "clic" para seres extraordinário! Há mais para dizer, mas preciso de espaço para falar dos outros. Não me esqueci de mencionar o jogo aéreo e a sua estatura, apesar de não se sentir isso no jogo.

HUGO VIANA
É o cérebro da equipa - joga e faz jogar. Possui boa visão e leitura de jogo, é muito bom tecnicamente e muito forte no remate, sobretudo nas bolas paradas. É inteligente na forma como arrisca o passe no último terço do campo. Por vezes parece um simples passe, mas é "o" passe, aquele que faz a diferença e desequilibra o jogo. E isso não está ao alcance de qualquer um…

GUARÍN
De incerteza passou a certeza, sendo um jogador forte técnica e fisicamente. Tem um remate potentíssimo e a maior liberdade de movimentos tornou-o num dos jogadores mais perigosos deste FC Porto. Só lhe falta um pouco mais de velocidade e jogo de cabeça. Com a confiança que está, pode ser um dos que farão a diferença.

LEANDRO SALINO
Generoso e competitivo, corre todo o terreno de jogo. Com a sua presença em campo, há maior equilíbrio defensivo sem se perder o dinamismo de que a equipa precisa ofensivamente. Não sendo um desequilibrador, recupera muitas bolas no meio-campo adversário.


EXTREMOS-DIREITOS

HULK
Tem características invulgares - junta força física a potência, velocidade e drible. E agora até de cabeça marca! Tem um remate poderosíssimo, podendo fazer golo de qualquer lado. É um desequilibrador nato que não deixa de ser perigoso mesmo perante uma defesa compacta e organizada. Falta-lhe, por vezes, definir melhor as jogadas, sobretudo no último passe.

ALAN
A sua forte personalidade e a sua qualidade técnica fazem-no assumir o jogo em qualquer lado. É ele quem segura a bola para a equipa subir. É ele quem mais desequilibra o adversário e, juntamente com Hugo Viana, quem melhor lê o jogo. Além disso, ainda aparece bem na área para finalizar. O lado negativo da influência de Alan é o facto de a equipa se ter habituado a depender dele - talvez - em demasia.


EXTREMOS-ESQUERDOS

VARELA
Bom no drible e disciplinado tacticamente. Veloz e possuidor de bons movimentos ofensivos que o fazem aparecer bem posicionado na área para finalizar. E normalmente bem! É mais um daqueles que podem fazer a diferença. Hulk e Falcao podem tirar-lhe o brilho mas não o apagam!

PAULO CÉSAR
É o tipo de jogador que, não sendo a estrela, é dos mais perigosos. É rápido, muito competitivo e aparece bem na área. Determinado e disciplinado tacticamente, é muito atrevido no "um-contra-um".


PONTAS-DE-LANÇA

FALCAO
Um dos melhores da actualidade na sua posição. Tem um grande espírito competitivo tanto a atacar como a defender. Muito bom finalizador, utiliza a inteligência para se posicionar no melhor sítio da área, revelando perspicácia. Não sendo um driblador nato, tem uma qualidade técnica muito apurada que o leva a marcar golos de todas as maneiras e feitios. O jogo de cabeça é fantástico - mesmo não sendo alto, chega e salta primeiro do que o adversário graças à sua excelente elevação.

LIMA
Tem um remate muito forte, é rápido e não tem medo de errar. Embora não sendo um jogador de drible é alguém a quem não se pode conceder espaços. De cabeça, é bastante perigoso.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: