quarta-feira, 18 de maio de 2011

FC Porto soma 4.ª taça europeia da sua história

O FC Porto conquistou a quarta taça europeia da sua história, ao vencer o Sp. Braga por 1-0, na final da edição 2010/2011 da Liga Europa, disputada em Dublin, na República da Irlanda.
Um golo do avançado colombiano Falcao, aos 44 minutos, selou o triunfo dos dragões, que já tinham na sua sala de troféus duas edições da Taça dos Campeões (1986/87 e 2003/2004) e uma da Taça UEFA (2002/2003).
Oito anos após a conquista da Taça UEFA e depois de sete anos consecutivos na Liga dos Campeões, que arrebatou em 2003/2004, o FC Porto celebrou, assim, da melhor forma, o regresso à segunda prova continental.
Em 2002/2003, os comandados de José Mourinho venceram os escoceses do Celtic, em Sevilha, por 3-2, após prolongamento, com um "bis" de Derlei e um tento de Alenitchev.
Foi a primeira de duas épocas mágicas, já que, na seguinte, os "dragões", na despedida de "Mou", conquistaram a "Champions", em Gelsenkirchen, na Alemanha, ao superarem na final o AS Mónaco por 3-0, com tentos de Carlos Alberto, Deco e Alenitchev.
Estes foram os últimos capítulos da brilhante história europeia do FC Porto, que chegou pela primeira vez a uma final em 1983/84 e, pela única vez, não foi feliz, já que, apesar de um tento de António Sousa, perdeu por 2-1 com a poderosa Juventus, em Basileia, na Suíça.
Os "dragões" só esperaram, porém, mais três anos para arrebatarem o primeiro troféu: em Viena, na final da Taça dos Campeões Europeus, venceram os alemães do Bayern Munique por 2-1, depois de terem chegado ao intervalo a perder, com tentos do argelino Madjer, e o inesquecível calcanhar, e do brasileiro Juary.
Além destes troféus, o FC Porto conta duas edições da Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia, prova que vai voltar a disputar no início da próxima época, frente ao FC Barcelona ou ao Manchester United, finalistas da "Champions".
in "record.pt"

Sem comentários: