terça-feira, 10 de maio de 2011

A melhor dupla de sempre

Juntos, Hulk e Falcao valem 72 dos 136 golos marcados pelo FC Porto esta época. O mesmo é dizer que representam mais de 50 por cento da finalização. Ou, por outras palavras, que formam a melhor dupla de sempre do ataque portista. Isto não é uma opinião; é estatística pura e dura.

Não há, na história do FC Porto, parceria tão eficaz no que toca a golos, ainda que, isoladamente, Jardel e Gomes tenham conseguido marcar mais do que Falcao. O colombiano já vai em 37 remates certeiros, tendo ultrapassado os 34 da época passada, mas está ainda longe do que Jardel (56) e Gomes (50) conseguiram por conta própria numa só temporada, com uma ressalva importante: nas contas entra o bolo total, sem a variável do número de jogos de que precisaram para chegar a esse registo.

Esta temporada, apesar de ter parado quase um mês no início de 2011 para recuperar de um problema físico, Falcao encontrou na Liga Europa a prova ideal para sobressair e, nas últimas jornadas, consumou também uma recuperação no campeonato que lhe permitiu chegar ao segundo lugar da tabela dos goleadores (16 golos). A outra metade da explicação para a dupla mais eficaz de sempre no FC Porto está sete golos mais acima: Hulk, com 23 só no campeonato, está também na melhor época de sempre no que toca a golos. Somando as parcelas todas, já vai em 35. O colombiano e o brasileiro andam ao desafio nesse particular (37 contra 35 golos esta temporada) e já sabem que tudo o que acrescentarem nos três jogos que faltam será lucro na contagem para reforçar a certeza de que já são a melhor dupla de ataque. Em segundo lugar estão Gomes e Walsh, que em 1982/83 somaram 69 golos. Jardel e Domingos, em 1999/2000 partilharam 64, ainda que, mais do que dupla, os dois fossem concorrentes ao mesmo lugar.
Falcao e Hulk complementam-se bem e, na Europa, não falta quem os queira ver juntos... noutras paragens.


37

Golos marcados por Falcao este ano: 17 na Liga Europa, 16 no campeonato, um na Supertaça e três na Taça Portugal. El Tigre ultrapassou o registo da época passada, que lhe tinha rendido 34 golos.


35

Golos de Hulk esta época, a melhor das três que está prestes a completar no FC Porto. O brasileiro é o goleador do campeonato (23 golos) e marcou também na Liga Europa (8), Taça de Portugal (3) e Taça da Liga (1)

in "ojogo.pt"

Sem comentários: