segunda-feira, 13 de junho de 2011

Chile: Tomás Costa expulso, perde o título em casa

Universidade do Chile campeã, depois de vencer por 1-4, num jogo com quatro expulsões e duas grandes penalidades. Juan Pizzi falha revalidação do título.


Quando a Universidade Católica foi vencer ao terreno da Universidade do Chile por 2-0, no jogo da primeira mão da final do Torneio Apertura, no Chile, foi escrito que só uma noite de pesadelo poderia tirar o título à equipa orientada pelo ex-portista Juan António Pizzi. Afinal de contas, a jogar em casa, a Católica apenas tinha de não perder por mais de dois golos de diferença. Mas o pesadelo chegou mesmo. A Universidade do Chile venceu por 4-1, num jogo cheio de peripécias, e conquistou o título.

Os números do jogo ajudam a explicar o que se passou. Cinco golos, quatro expulsões, duas grandes penalidades, um autogolo e um «hat-trick». Tudo junto resultou num jogo que os adeptos dos dois emblemas chilenos tão cedo não vão esquecer, pelos bons ou maus motivos.O argentino Gustavo Canales acabou por ser a grande figura do encontro. Fez um «hat-trick» e acabou expulso. Foi ele a abrir o activo, aos 17 minutos. No entanto, aos 23, Pratto empatou o jogo e obrigou a Universidade do Chile a fazer mais três golos para se sagrar campeã. Seria uma questão de tempo. Dois minutos após a igualdade, Eluchans marcou na própria baliza, dando o primeiro sinal da noite azarada para a Católica. O segundo veio ainda antes do intervalo, quando o portista Tomás Costa viu o segundo amarelo e acabou expulso. Na mesma semana em que foi herói com um golo e uma assistência, acabou por descer ao inferno.No segundo tempo, a Universidade do Chile consumou a inesperada reviravolta. Aos 56 minutos, Canales fez o 1-3, de grande penalidade e completou o «hat-trick», passados outros dez, gelando o estádio San Carlos de Apoquindo, casa da Universidade Católica.Até ao final, registo para as expulsões de Parot, que deixou a Católica com nove, e também do seu guarda-redes suplente Fabián Cerda, de cabeça perdida no banco. O herói Canales também foi expulso, ao ver o segundo cartão amarelo por simulação, mas a festa não fugiu para a Universidade do Chile, que, assim, conquistou o 14º título da sua história. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: