quarta-feira, 20 de julho de 2011

Danilo: o final anunciado

O FC Porto garantiu mesmo Danilo, tal como O JOGO garantira, apesar do último forcing do Benfica no dia de ontem. O leilão foi intenso e só ao final da tarde (já noite em Portugal) o Santos informou os encarnados de que havia chegado a acordo com os dragões para a transferência do jogador. Minutos depois, os dragões oficializaram o entendimento em comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários): 13 milhões de euros pela totalidade do passe de Danilo, naquela que é a mais cara contratação directa de sempre do clube. Hulk custou mais, mas o seu passe foi adquirido ao longo do tempo, em várias parcelas.
A negociação foi dura e suportada no aval de instituições financeiras reputadas em Portugal e no Brasil. O Benfica apresentou garantias do BES, que terá sido parte activa nas negociações. Valeu nessa fase a palavra do Santos, que como O JOGO noticiou ontem, estava dada aos campeões nacionais. O problema é que o impacto da mesma notícia, onde se divulgava que os encarnados estavam dispostos a pagar 13 milhões de euros, foi muito forte no Brasil e não deixou alternativa ao Santos que não exigir aos dragões que igualassem a proposta do rival. Por conhecer bem o jogador, o FC Porto acedeu às exigências e o entendimento foi selado. "Foi uma disputa que durou até hoje", confirmou Luís Álvaro, presidente do Santos.
Apesar de caro, é enorme a convicção portista de que garantiram uma pérola, que só deve ser vista por cá a partir de Janeiro. "Vou agora informar o jogador que está tudo acertado. Agora é entre o Danilo e o FC Porto, mas ele tem interesse e por isso não haverá problema. Não foi difícil chegar a um acordo de valores com o FC Porto. A nossa pretensão é que ele só vá em Janeiro, depois do Mundial de Clubes. Em princípio, será assim", disse ainda a O JOGO o presidente do "peixe".
Para que o médio/lateral-direito assine só falta acordar ele próprio um contrato com o FC Porto, mas isso não será obstáculo. O presidente santista não tem dúvidas disso, mesmo salientando que "faltam acertar algumas cláusulas, como a forma de pagamento". contou. Concentrado na selecção de sub-20 do Brasil que prepara o Mundial, Danilo não fez qualquer comentário, desligando sempre o telefone nas inúmeras tentativas efectuadas por O JOGO.

Seguro previne lesões até chegada em Janeiro

As duas partes ainda não davam a chegada só em Janeiro como um facto consumado, mas, ao que apurou O JOGO, que já tinha escrito ontem sobre essa hipótese, o mais provável é que assim seja, permitindo ao jogador disputar o Mundial de clubes, em Dezembro. Ora, por envolver verbas pouco comuns no futebol português e também a pouco habitual circunstância de os portistas terem ainda de esperar uns meses, os dragões trataram de incluir nesse acordo um seguro que salvaguarda a eventualidade de qualquer lesão do brasileiro no período em que continuará no Santos. Ceder nessa parte foi, como se explicou, outro argumento de peso para que os portistas pudessem vencer o duríssimo braço-de-ferro com o Benfica, acentuando nas últimas horas depois da notícia ontem avançada por O JOGO.

Danilo, Adilson Barros (Jornalista do Globo)

"Parecido com o Ramires"

"Embora seja lateral-direito de origem, actua muito bem no meio-campo, como volante de saída. Não é um grande marcador. Quando joga como lateral, costuma ir muito à frente e a equipa precisa de ter uma cobertura para suas subidas. Desperdiça a posse de bola por erros de passe, mas tem melhorado. O estilo de jogo parecido com o do Ramires: tem muita força física, sai de trás com velocidade e chega bem à frente, rematando à baliza. Evoluiu muito neste ano e tem a vantagem de ser versátil, foi um dos melhores jogadores do Santos"

Carlos Padeiro (Jornalista do UOL)
"Apoia e finaliza muito bem"

É um lateral-direito de origem, mas no Santos passou a jogar como volante e tornou-se num dos principais jogadores na conquista da Libertadores. Apoia e finaliza muito bem; adaptou-se ao meio-campo. Às vezes fica um pouco desligado em campo e comete erros bobos, mas tem evoluído bastante neste ano. O seu faro ofensivo fica comprovado no número de golos na Libertadores. Marcou quatro, só ficou atrás de Neymar, com seis. Provável titular do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Para a seleção principal, porém, tem dois concorrentes muito fortes, Maicon e Daniel Alves, e terá de esperar.

Alex Sandro

Adilson Barros (Jornalista do Globo)
"Chega sempre primeiro..."

Alex Sandro é muito forte fisicamente, tem velocidade e boa recuperação. Na corrida, costuma chegar sempre primeiro, à frente dos adversários. Só não tem os cruzamentos muito aprimorados; é irregular nesse sentido. É um jogador que pode ter um bom futuro, mas tem ainda muito a melhorar, designadamente na marcação. É mais eficaz no apoio, como quase todos os laterais brasileiros. Se pode vingar de imediato na Europa? Ele é novo e tem tempo para corrigir o que ainda corre mal. É uma aposta que pode vir a tornar-se num grande jogador, porque só tem 19 anos"

Carlos Padeiro (Jornalista do UOL)

"Precisa melhorar na marcação"

É um lateral-esquerdo promissor no futebol brasileiro. Apoia bem e é extremamente habilidoso para a posição, nomeadamente ao nível do drible.Apresenta deficiências na marcação, que é o seu ponto fraco, e por isso foi reserva do Léo, que jogou no Benfica. É muito jovem ainda, mas o Brasil carece de laterais esquerdos. Tem boas chances de ser lateral nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Pode adaptar-se ao futebol europeu, mas precisa melhorar na marcação, porque o futebol europeu costuma ser mais exigente nesse ponto"

in "ojogo.pt"

Sem comentários: