domingo, 31 de julho de 2011

Walter continua sem espaço

Na primeira convocatória, Vítor Pereira confirmou que a decisão sobre o futuro de Kelvin estará tomada. O brasileiro não foi chamado, mesmo depois da boa exibição contra o Peñarol, e a lista não foi assim tão encurtada como isso. Kelvin foi, aliás, o único médio/extremo não convocado, o que ajuda a desfazer as poucas dúvidas que restavam após o estágio na Alemanha, em que imediatamente se percebeu que a juventude e o futebol excessivamente rendilhado que traz do Brasil seriam um obstáculo duro de contornar. Pese embora a confiança da SAD, Kelvin deverá ser mesmo cedido para se adaptar ao futebol português. Com os jogos oficiais a chegar - e sem mais nenhum amigável pelo meio - dificilmente o jovem de 18 anos volta a jogar pelo FC Porto esta época.
O treinador excluiu ainda Bracali, Walter, Addy, David e Kadú, sendo que os três últimos já desconfiariam disso. David foi chamado ao plantel principal para fazer face às faltas de Álvaro Pereira e Fucile. Agora, com o segundo já integrado - e ainda Sapunaru e Sereno para as laterais - David passa a ser excedentário e também fica de fora. Addy é caso semelhante e Kadú sabe que tem reservado o lugar de terceiro guarda-redes.
Surpreendentes foram as exclusões de Bracali e, sobretudo, de Walter. Nenhum é, à partida, primeira opção.
O caso do avançado é paradigmático. Falcao está de férias, Kléber esteve lesionado, mas nem assim se sentará no banco. Kléber vai jogar contra o Guimarães e o treinador quer ensaiá-lo a tempo inteiro com Hulk e Varela. Se algo falhar, avança o Incrível para o meio. Apesar de contar cinco golos na pré-temporada, Walter não terá conseguido ainda convencer Vítor Pereira. Da mesma forma que na época passada não convenceu Villas-Boas.
Quanto a Bracali, foi preterido em função de Beto, claramente mais adaptado e confiante. Ainda que se diga estar de saída, esta é uma mensagem clara do FC Porto: se ficar, não perderá o estatuto conquistado, se sair só em condições dignas da valorização que merece.


Os 19 convocados

GUARDA-REDES: Helton; Beto
DEFESAS: Fucile; Sapunaru; Maicon; Otamendi; Rolando; Sereno
MÉDIOS: Castro; Fernando; Belluschi; João Moutinho; Rúben Micael; Souza
AVANÇADOS: Hulk; Kléber; Djalma; Varela; Christian


Christian ganha pontos

Entre os 19 jogadores chamados, destacam-se Castro e Christian, apontados várias vezes à saída. Para já, ambos agradam a Vítor Pereira. Castro é o único jogador do plantel com pelo menos três anos na formação do clube e deve ser inscrito na UEFA. Christian começou devagarinho, mas o seu perfume tem encantado e a convocatória para um jogo de responsabilidade ilustra-o bem.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: