sábado, 27 de agosto de 2011

A análise de JVP do Barcelona-FC Porto


Messi tem a maior estrelinha do mundo

Muito boa a imagem deixada pelo FC Porto no Mónaco. Estive lá e vi o que é o Barcelona estendido no campo, o que é bastante diferente do que ver primeiros planos na televisão. Esta equipa do Barça é incrível, mas ontem teve um adversário à altura. Houve pormenores - não costumo falar de arbitragem, mas o penálti sobre Guarín podia ter mudado tudo - que ajudaram a desequilibrar as forças. E não podendo afirmar que a vitória é injusta, acho dois golos uma vantagem muito exagerada, principalmente se nos lembrarmos do lance infeliz que ditou um primeiro golo completamente imerecido. Mas o futebol é assim e, quando se faz uma oferta à melhor equipa do mundo, ainda por cima para os pés do melhor do mundo e que também parece ter a maior estrelinha do mundo, tudo fica complicado.

Messi está mal fisicamente, estava acampado na área do FC Porto porque tinha dificuldade em recuperar, e a bola foi ter com ele. Depois, a sua classe fez o resto, mas o Barça não merecia. A organização defensiva e o atrevimento portista, a defender alto, junto à área do adversário, justificavam melhor sorte.

Até ter de ir à procura do golo do empate, o FC Porto teve sempre um posicionamento irrepreensível, com muita contratação, determinação na disputa da bola, criando embaraços a que o Barcelona não está habituado. O campeão nacional surpreendeu a maior parte das pessoas que estavam no estádio e acredito mesmo que tenha espantado o mundo.

FC Porto enfrentou na segunda parte um grande desafio: ir à procura do empate sem se desorganizar

No jogo de ontem, ficou claro que ambas as equipas ainda estão distantes da melhor forma física. Por isso, o jogo teve bons momentos e algumas pausas. A recuperação na segunda parte já não foi a mesma, e o relvado, irregular e escorregadio, prejudicou.
Na organização defensiva do FC Porto, gostei de Souza como pivô defensivo, com um jogo posicional interessante, mesmo quando, na segunda parte, o FC Porto enfrentou o desafio de tentar chegar ao empate, mas sem se desorganizar. O Barcelona é uma equipa fantástica, que sabe gerir o jogo como nenhuma outra, mas, ainda assim, passou por aflições.
Quando o FC Porto teve mesmo de arriscar, aconteceu a expulsão de Rolando e as hipóteses reduziram-se.

Equipa foi vedeta

Apesar de ter nomeado Souza como exemplo da boa organização defensiva, não escolho um melhor jogador no FC Porto. A equipa é que foi a vedeta, pela atitude, pela organização, pela capacidade de pressionar alto, pela coragem de jogar no campo todo, principalmente na primeira parte, mas também por durante grande parte da segunda ter ido à procura do empate, sem se expor demasiado.

Iniesta foi mesmo o MVP

Se eu votasse, Iniesta teria tido mais um voto para a eleição de melhor em campo. Não marcou nem fez assistências para golo, mas teve pormenores deliciosos. Houve situações em que estava apertado por dois ou três jogadores do FC Porto e saiu delas como se fosse magia. A inteligência que empresta ao jogo e a sua capacidade de passe são notáveis, a par de uma qualidade técnica fantástica. O prémio de MVP está muito bem entregue.

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Ana Andrade disse...

Boas,
Havia esperança, havia crença, havia um sonho imenso, mas do outro lado estava o Barcelona, uma equipa real, com jogadores reais que parecem jogar mecanizados, e por isso a esperança, a crença e o sonho não foram suficientes. Não é vergonha nenhuma nem nenhum drama perder contra este Barcelona. No fundo, lá no fundo, atrás da esperança, da crença e do sonho, todos nós sabíamos que para o FC Porto vencer, o Barça teria de ter azar e o Porto sorte. Havia esperança, crença e o sonho, mas a estrelinha da sorte não quis iluminar o FC Porto. Custa sempre perder, mas, como já referi, perder frente a este Barça não é nenhum drama nem nenhuma vergonha. Gostei muito da postura dos dragões neste jogo, e por isso tenho orgulho nesta equipa, porque o FC Porto lutou, e lutou com as armas que tinha, nem todos estão na melhor forma, mesmo assim lutou e resistiu até onde pôde. Até esteve perto de marcar, mas, como já referi, a estrelinha da sorte não quis iluminar o FC Porto, e os dragões saíram do Mónaco derrotados, mas de cabeça erguida. Agora à que olhar para a frente e pensar no campeonato e na fase de grupos da Liga dos Campeões. E guardar este jogo na memória, porque à que recordar os grandes jogos, e os adversários que sabem respeitar e o Barça respeitou o FC Porto.

Força FC Porto!

Cumprimentos

Ana Andrade

www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com