sábado, 27 de agosto de 2011

Porto - Barcelona (Declarações)


Hulk

"Uma derrota assim só nos fortalece!"

Na hora de fazer o balanço de uma final perdida a muito custo frente àquela que é considerada a melhor equipa do mundo, Hulk revelou uma grande tranquilidade relativa ao futuro da época que há pouco começou. Antes, porém, a abordagem às ocorrências do jogo: "O FC Porto jogou de igual para igual, chegou a estar por cima no início, e até poderíamos ter feito o 1-0. Não aproveitámos as oportunidades e, depois, o Barcelona conseguiu fazer o golo na sequência de uma falha nossa, tornando as coisas mais complicadas para o FC Porto."
Guarín esteve na origem do lance que permitiu a Messi desenhar e concretizar o primeiro golo. Uma falha que pode acontecer a qualquer um, como bem relevou o ponta de lança brasileiro: "Guarín tem de levantar a cabeça, porque não foi só ele que perdeu, mas todos nós. Tentámos ir atrás do resultado, dizem que depois houve um penálti sobre ele [Guarín] e, se foi, então fomos prejudicados pelo trabalho da arbitragem, porque poderíamos ter chegado ao empate. Há que levantar a cabeça, pois estamos conscientes de que demos o máximo e fizemos um excelente jogo."
Hulk fez questão de salientar que o FC Porto entrou em campo determinado a contrariar o favoritismo do Barcelona: "Sentimos que podíamos ter ganho e, se não acreditássemos nisso, nem valia a pena ter vindo, era melhor mandar os juniores. Defrontámos a melhor equipa do mundo, mas esta era uma final e as finais, ganha-as quem joga melhor e erra menos. Fomos melhores em alguns momentos, mas não fomos capazes de aproveitar as oportunidades. Podíamos ter mudado a história do jogo, mas o árbitro não tomou a decisão correcta."
Depois, a finalizar, e pensando já no próximo jogo, Hulk foi peremptório:
"Somos fortes psicologicamente e sabemos que o FC Porto tem uma boa equipa. Uma derrota assim só nos fortalece!"

Guarín

"Confiei no central mas não vi Messi"

Desolado por ter sido protagonista do lance que deu origem ao primeiro golo do Barcelona, quando até então o FC Porto não se vergava perante o campeão europeu, Guarín enalteceu o desempenho da equipa e garante que esta vai continuar tão ou mais forte que na época anterior. "No momento em que atraso a bola, confio no central, mas não vi Messi. Foi um lance infeliz, é verdade, mas depois fiquei tranquilo graças ao apoio dos colegas. Só lamento que um erro individual prejudicasse o grupo, mas são coisas do futebol", começou por justificar o médio portista, que fez questão de lembrar: "Entrámos em jogo, depois de tudo o que ganhámos na época passada, de cabeça erguida, para discutir a posse da bola e pressionar o adversário. A garra e a força da equipa foram determinantes para ganharmos lances em muitos momentos." Em relação ao derrube, na área, de que foi alvo por parte de Abidal, Guarín confirma não ter dúvidas de que foi penálti: "Tenho a certeza de que houve penálti, pois o Abidal, ao chocar comigo, derrubou-me. Se o árbitro tivesse assinalado penálti naquele momento tão decisivo, claro que o rumo do jogo poderia ter sido diferente. A nossa atitude foi importante, e acredito que vamos ser tão ou mais fortes que na época passada."

Helton

"Aconteceu um erro colectivo e não individual"

Como capitão de equipa, Helton saiu em defesa de Guarín. "Quando acertam, acertam todos. Quando erram, erram todos. Não foi um erro individual, mas sim colectivo. Temos de levantar a cabeça. Não jogámos contra qualquer equipa", lembrou, falando também no lance com Guarín na área do Barca. "Estou um pouco distante, mas espero que vejam os lances e que, se houve algum erro, que não se repita", atirou. O guarda-redes comentou também a ausência de jogadores como Falcao ou Alvaro Pereira? "Todos os companheiros que procuraram outras felicidades foram importantes para nós, mas os que vieram para ocupar esse espaço também vão ser importantes na procura do nosso objectivo, que é repetir as façanhas", concluiu.

Sapunaru

"Parece jogo de PlayStation"

No final de um jogo intenso, sobraram os elogios de Sapunaru ao Barcelona e a certeza de que o futuro do FC Porto vai continuar a ser brilhante, sobretudo depois do que se viu ontem à noite no Mónaco. "É impressionante ver este Barcelona a jogar. Parece que estamos a jogar PlayStation. De qualquer das formas, saímos de cabeça erguida e com a certeza de que vamos fazer um grande campeonato e de que temos condições de vencer todas as competições", afirmou.

Fucile

"FC Porto superior"

Fucile resumiu a Supertaça Europeia de uma forma simples: o Barcelona teve mais sorte. "Defrontámos a melhor equipa do mundo, mas tivemos azar, e é essa a diferença que favorece as equipas como o Barcelona. Eles tiveram duas ocasiões e fizeram dois golos", atirou, desculpando Guarín pelo erro no primeiro golo. "São coisas que acontecem. Messi estava lá parado, com a cabeça para baixo, e a bola chegou-lhe aos pés. O FC Porto foi superior e teve mais hipóteses, mas o segundo golo e as expulsões acabaram com as nossas chances. Saímos de cabeça limpa."

James
"Resultado injusto"
James não foi convocado, mas foi ao Mónaco apoiar e ficou com a sensação de que o FC Porto podia ter vencido. "Criámos três ou quatro oportunidades, além do lance da grande penalidade. Por isso, o resultado não foi justo. Foi penálti sobre Guarín, e o árbitro acabou por ter influência no resultado", referiu, admitindo que custou ficar de fora. "Mas compreendo, porque só cheguei segunda-feira."

Souza
"Guarín sabe que todos o apoiamos"
Souza nem quis ouvir falar em culpados pela derrota. "No futebol, estamos sujeitos à infelicidade. Nem sequer foi preciso falar com ele ao intervalo, porque Guarín sabe que todos o apoiamos." O médio referiu ainda que a equipa teve "uma boa atitude, mas que quando o Barça se colocou na liderança, tudo ficou mais difícil". "Eles trocam muito bem a bola e conseguiram cansar-nos. Aliás, pedi para sair porque já não aguentava mais", concluiu.

in "ojogo.pt"



Sem comentários: