sábado, 27 de agosto de 2011

Undeca é sinónimo de enorme ambição


Os que por lá continuam começaram cedo a ambientar-se à utilização da palavra undeca.

Para os dois reforços (os ex-oliveirenses Nélson Pereira e Tiago Santos) e um regressado (Caio), a definição, no âmbito desportivo, para a conquista de onze campeonatos consecutivos, passou a fazer parte do respectivo vocabulário. Um termo raramente utilizado, mas incontornável para esta nova temporada em torno da equipa de hóquei em patins do FC Porto.

Isso mesmo foi possível comprovar, ontem, na cerimónia de apresentação do plantel para a temporada 2011/12. Um exclusivo para a Comunicação Social e, após se descer um dos elevadores de acesso à arena do Dragão Caixa, ficou a sensação de que os portistas se tinham, finalmente, rendido ao futsal. Os jogadores recriavam-se nessa modalidade e, após as declarações do (novo) treinador Tó Neves e do (velho) capitão Filipe Santos, no resto do tempo aberto aos jornalistas, o plantel dividiu-se em dois grupos de cinco (o preparador físico preencheu a ausência de Pedro Gil, integrado na selecção espanhola) e fez uma peladinha de… futsal.

Nas entrevistas rápidas, Filipe Santos foi o primeiro a depor. Começou por antecipar o "desejo de enorme sucesso" para o amigo Tó Neves, pois tal significará que o FC Porto "cumpriu o objectivo de conquistar todos os títulos". Se bem que o camisola dois tenha referido que "não trocava a perda do título nacional, pela conquista da Liga dos Campeões".
Pelo gabinete, no desempenho das novas funções de team manager, ficou Franklin Pais, o ex-treinador e um dos grandes responsáveis por tornar mais conhecida a palavra undeca…

"Habituados a ganhar"

Tó Neves não teme o novo desafio, o segundo na carreira de treinador, depois de orientar a Oliveirense. "Estou num clube com uma dimensão muito grande, habituado a ganhar, detentor do deca e com uns jogadores e uma retaguarda que me dão muita confiança", enalteceu, antes de assegurar que tudo fará para que a equipa "possa dar grandes espectáculos neste maravilhoso pavilhão e ser capaz de discutir a conquista de todos os títulos". Confessando que após encerrar o ciclo de treinador/jogador terá "muitas vezes vontade de jogar", não deixa, contudo, de lamentar que o calendário tenha "quatro meses sem competição oficial".

Supertaça

Numa época cujo objectivo é conquistar todos os títulos, o primeiro é já no próximo dia 15 de Outubro, e o FC Porto defrontar a Oliveirense,
na Supertaça

JOGADOR IDADE POSIÇÃO CLUBE ANTERIOR TÍTULOS GOLOS NO "DECA" EM 2010/11

Edo Bosch 34 Guarda-redes FC Porto 10 -
Nélson Filipe 26 Guarda-redes FC Porto 4 -
Filipe Santos 37 Defesa-médio FC Porto 10 20
Pedro Moreira 25 Defesa-médio FC Porto 7 20
Nélson Pereira 22 Defesa-médio Oliveirense 2 8
Reinaldo Ventura 33 Avançado FC Porto 10 53
Pedro Gil 31 Avançado FC Porto 7 45
Gonçalo Suíssas 25 Avançado FC Porto 1 20
Tiago Santos 28 Avançado Oliveirense - 28
Caio 29 Avançado Benfica 4 19
Tó Neves


O mais baixo e mais velho

Caio regressa, após passagem pelo Benfica, e por isso os novatos são apenas dois: Nélson Pereira e Tiago Santos. Ambos oriundos da Oliveirense de… Tó Neves. A espinha da equipa mantém-se e nela está o carismático Filipe Santos. O mais velho (37 anos) e também o mais baixo (1,69 m) de um plantel em que, curiosamente, os mais altos são os guarda-redes Edo Bosch (1,84 m) e Nelson Filipe (1,91 m).

in "ojogo.pt"

Sem comentários: