sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Moutinho precisa de continuar a jogar


João Moutinho deu a cara no final do jogo com o APOEL, assumindo uma exibição má e um momento menos bom ao nível pessoal e colectivo. Confrontado com a honestidade do médio do FC Porto e com aquilo que seria mais aconselhável fazer, tratando-se de um jogador que conhece bem, Carlos Pereira, antigo treinador do internacional português no Sporting, apontou o caminho a seguir, sem hesitações. "O João Moutinho é sempre um jogador útil, mesmo quando não está no seu melhor, e se ele reconheceu estar a atravessar um momento menos bom é simplesmente porque exige sempre muito dele próprio, porque só sabe trabalhar em alta rotação", explicou. O próprio Moutinho admitiu, no final do encontro, que faltou "muita coisa" à equipa e Carlos Pereira sublinhou uma atitude que não estranhou vinda de quem veio: "Acredito que esta situação mexe muito com ele. Mas não me parece que seja o único responsável por este abaixamento de forma. O FC Porto tem um colectivo muito homogéneo e quando se ressente afecta todos os jogadores. Mas ao assumir isto ele só demonstrou a sua honestidade profissional".
Carlos Pereira insistiu na ideia de que, com ele, João Moutinho seria sempre uma aposta e juntou argumentos: "É um jogador que nunca oscila muito de rendimento, um profissional que cuida bem dele fora dos relvados, responsável e exemplar, um jogador honesto que tem carácter suficiente para assumir as suas responsabilidades e dar a cara". A experiência que viveu com ele em Alvalade sustenta, de resto, as afirmações anteriores. A regularidade de Moutinho era de tal forma evidente que nem chegava a poupá-lo. "Podia estar menos bem, mas isso não o impedia de trabalhar ao máximo, por isso, como é que poderia algum treinador pensar em deixar de insistir num jogador como ele ou deixá-lo a descansar quando ele estava sempre bem fisicamente".

Rúben cola-lhe o rótulo de imprescindível

Mais do que centrar o problema do FC Porto em João Moutinho, Rúben Micael repartiu "culpas" pelo colectivo azul e branco. Para o madeirense que se transferiu para o Saragoça, o ex-leão deve manter-se na equipa. "O João tem capacidade para continuar a jogar, apesar de tudo, porque tem muita qualidade e a equipa não pode desperdiçar um jogador como ele. Juntamente com Fernando, são os dois jogadores mais importantes daquele meio-campo", frisou. O momento é de facto menos bom, "mas ele sabe que pode render mais". O trabalho do treinador, apontou, terá de ser mais psicológico do que técnico. "Terá de lhe dar moral e transmitir confiança para que ele possa ultrapassar esta fase", justificou. Agora, do que não há dúvidas é que a culpa não morre solteira. "Ele teve carácter para assumir que não estava bem e que a equipa também não, mas isso devia ser assumido por outros que também não estão a jogar bem. O problema do João Moutinho é que não está habituado a jogar mal e vive mal com isso", sublinhou Rúben Micael.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: