domingo, 6 de novembro de 2011

O Tribunal de O JOGO

Sem consenso

Na análise do denominado caso do jogo, protagonizado por Mexer, Jorge Coroado e Paulo Paraty entendem que não houve motivos para ser assinalada grande penalidade, enquanto Pedro Henriques defende que João Capela falhou ao deixar passar o lance. Sobre o lance aos 74', Coroado e Pedro Henriques consideram que o internacional de Lisboa avaliou mal - ficou por assinalar grande penalidade -, mas Paulo Paraty acha que não.
Momento mais complicado

19'
Mão na bola ou bola na mão de Mexer na área do Olhanense? Penálti?
Jorge Coroado
+
Bola na mão. O remate foi feito de perto, e o jogador do Olhanense não fez gesto deliberado em direcção ao esférico. O árbitro esteve certo no juízo efectuado.
Pedro Henriques
-
Após a marcação de um canto, Maicon desvia a bola de cabeça e Mexer, de forma deliberada, intercepta a bola com o braço. Infracção passível de grande penalidade.
Paulo Paraty
+
É uma decisão difícil para João Capela, que não terá tido o melhor ângulo, mas aceito a sua decisão, uma vez que o braço de Mexer está numa posição de acordo com a acção do seu movimento e a bola é desviada pelo seu adversário de muito perto.
Outros casos
2'
Bem assinalada a grande penalidade, por falta de Maurício sobre Kléber?
53'
Golo invalidado ao FC Porto. Houve mesmo falta de Rolando sobre o guarda-redes Fabiano?
74'
Mexer faz falta passível de grande penalidade sobre Hulk?
Jorge Coroado
+
Maurício carregou Kléber em zona proibida. O jogador do Olhanense efectuou um movimento com o corpo, empurrando o adversário. Grande penalidade inequívoca que o árbitro, hesitando, assinalou.
+
Houve. Rolando saltou sobre o guarda-redes, impedindo-o de jogar a bola, o que é punido com livre directo. Correcta, a decisão do árbitro.
-
Com a perna direita, Mexer tocou na coxa esquerda de Hulk, desequilibrando-o e impedindo-o de jogar a bola correctamente. Grande penalidade por assinalar e cartão amarelo por exibir.
Pedro Henriques
+
Maurício carrega e empurra, pelas costas, Kléber, quando este ia isolado para a baliza. Grande penalidade correctamente assinalada, e faltou cartão vermelho por corte de clara oportunidade de golo.
+
Golo correctamente anulado a Mangala, pois Rolando, ao saltar, carrega Fabiano dentro da sua área de baliza. Lance correctamente punido com livre directo.
-
Em movimento rápido, não é perceptível a infracção, mas com acesso às repetições vê-se que Mexer, com a perna direita, toca e derruba Hulk. Uma grande penalidade (de televisão) que ficou por marcar.
Paulo Paraty
+
Já com a bola controlada, Kléber é carregado pelas costas por Maurício, que não tem nenhuma hipótese de chegar à bola. Correcta avaliação técnica de João Capela.
+
Rolando, que tão-pouco disputa a bola, carrega Fabiano, impedindo-o de disputar o lance. Nem sequer é importante que tenha ocorrido na área de baliza.
+
Hulk serpenteia e força a passagem entre os dois defesas do Olhanense, acabando por cair. Há um choque com Mexer pelo qual nenhum dos dois jogadores é responsável.
Apreciação global

Jorge Coroado
Jogo simples, mas arbitragem difícil. Muitas interrupções sem razão, advertências sem conexão. Mostrou não merecer o estatuto que tem.

Pedro Henriques
Revelou uma grande disponibi-lidade física e boa coordenação com os assistentes. Contudo, algumas decisões técnicas prejudicaram a sua actuação.

Paulo Paraty
João Capela tem três decisões que poderão sempre ser discutíveis, porque foram complicadas. O seu controlo disciplinar é aceitável, tal como o seu desempenho global.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: