quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

F.C. Porto perdeu 3,4 milhões imediatos com empate

Clube sai da Champions com uma receita total de 9,6 milhões de euros: 7,2 milhões pela participação e 2,4 milhões por duas vitórias e dois empates. Confira ainda o que perdeu.


O F.C. Porto perdeu 3,4 milhões de euros num jogo apenas. O nulo com o Zenit, para além da frustração que representa desportivamente, traz por arrasto um rombo também financeiro: o clube perde imediatamente três milhões do apuramento para os oitavos-de-final e perde 400 mil euros da vitória.

Para se ter uma ideia, o dinheiro perdido ontem corresponde a metade do lucro obtido pela SAD na última época: 6,9 milhões de euros. Feitas as contas, a participação na Liga dos Campeões acabou por render um total de 9,6 milhões de euros, aos quais há que somar o valor do market pool.

Mas há mais: pela primeira vez desde Co Adriaanse, o F.C. Porto não passa aos oitavos-de-final. Curiosamente em todas as últimas épocas, essa temporada foi a única que a SAD acabou por apresentar um resultado operacional negativo: na altura foi apresentado um prejuízo de 25,9 milhões.

De resto, no relatório e contas de 2005/06 refere isso: destaca a «eliminação na primeira fase da UEFA Champions League, com impacto negativo nos resultados», acrescendo ainda a «diminuição das mais valias de transferências de jogadores em 26 milhões de euros (face ao exercício 2004/5)».

Para além de 3,4 milhões de euros que entrariam de imediato nos cofres portistas, a SAD azul e branca perdeu ainda a possibilidade de arrecadar mais 3,3 milhões de euros por passar aos quartos-de-final e mais 4,2 milhões se atingisse o apuramento para as meias-finais, num total de 7,5 milhões.

Num cenário feliz, o Porto atingiria mais 16,5 milhões de se alcançasse o título europeu e mais 13,1 milhões se fosse finalista vencido. Desta forma, o clube sai de prova com 9,6 milhões de euros ganhos: menos do que isto, só em 04/05 (8,2 milhões) e em 05/06 (6,4 milhões), quando os valores pagos eram inferiores.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: