domingo, 22 de janeiro de 2012

Belluschi ao centro com a mesma defesa

Tal como O JOGO escreveu esta semana, Vítor Pereira não tinha como inventar dinâmicas para a equipa. As lesões de Hulk, Cristian Rodríguez, Guarín e Alex Sandro, a saída de Walter e a ida de Djalma para a CAN facilitaram-lhe a escolha do onze para o encontro com o V. Guimarães. Na prática, só teve que fazer duas escolhas: Belluschi ou Defour no meio-campo e Maicon ou Danilo no lado direito da defesa. Os outros titulares estavam eleitos por natureza. E Vítor Pereira optou pela continuidade na defesa e pela maior rotina de Belluschi no meio. Na frente, até porque não há alternativas, Kléber volta a ter uma oportunidade de quebrar o jejum de golos que dura há dois meses e Varela de responder ao apelo feito na sexta-feira pelo treinador que o quer ver a fazer uma grande segunda volta.
Hulk é a ausência maior numa equipa que procura recuperar a liderança e que vencendo sabe que coloca pressão no Benfica, que joga umas horas depois. Cristian Rodríguez também deu entrada na enfermaria pelo que o ataque foi definido sem qualquer dificuldade: jogam os que estão disponíveis (James, Varela e Kléber) e vão para o banco dois jovens: Iturbe e Vion, goleador dos juniores e a grande surpresa da convocatória.
De volta ao meio-campo, além do regresso de Belluschi - que, curiosamente, é o jogador do plantel utilizado em mais jogos (25) - ao tridente, também estará de volta Fernando - descansou na Taça da Liga -, mantendo-se apenas João Moutinho em relação ao jogo a meio da semana. Defour senta-se, por isso, no banco ao lado de Souza, o outro médio que resta nas contas do treinador porque Guarín além de estar de saída encontra-se lesionado.
Na defesa, voltam Helton e Rolando. Este para comandar o sector, ao lado de Otamendi. São as alterações previstas por Vítor Pereira num sector que conseguiu manter a baliza inviolada nos últimos três jogos do campeonato. Ou seja, Danilo, tal como O JOGO já tinha escrito, não será já aposta inicial. Culpa do certificado...

A longa agonia de Sapunaru

Nem com apenas 16 jogadores de campo disponíveis Sapunaru foi chamado. A exclusão só vem confirmar a validade do sinal dado no jogo contra o Estoril, em que quase toda a segunda linha portista jogou, mas o romeno nem foi convocado. Depois de nova ausência por opção, em função de um júnior, é quase garantido que o romeno não volta a jogar pelo FC Porto e que tem 10 dias para encontrar novo clube, sob pena de ficar parado até ao final da época. Interessados haverá, mas faltam propostas concretas. O FC Porto, curiosamente, recusou algumas vindas de Itália no último Verão, e nessa altura Vítor Pereira já tinha decidido que Sapunaru seria sempre segunda escolha.
A agonia do romeno começou há quase três meses. A 28 de Outubro foi titular na goleada ao Paços de Ferreira e, depois, suplente não utilizado contra o APOEL. Desde então, não voltou a ser convocado. Primeiro pensou-se que apenas por lesão. Mais tarde, depois de sucessivas exclusões por opção, entendeu-se que definitivamente não conta para Vítor Pereira. Mesmo que com ele em campo, em nove jogos, o FC Porto só tenha perdido uma vez e contra o Barcelona.

Mais 13 minutos para ultrapassar o Benfica


O FC Porto não sofre golos há 344 minutos - em jogos das várias competições - e poderá ultrapassar a melhor série da época estabelecida pelo Benfica, que manteve a sua baliza fechada a sete chaves durante 356 minutos. Para bater esta marca, os portistas não podem sofrer um golo frente ao V.Guimarães nos primeiros 13 minutos do encontro.
Com uma das defesas menos batida das ligas europeias - oito golos encaixados em 15 jornadas - os azuis e brancos têm argumentos de sobra para aspirarem a ultrapassar a marca dos encarnados. Esta época, refira-se o Beira-Mar já conseguiu somar 340 minutos sem as suas redes serem violadas, melhor até do que Braga (331') e Sporting (318').
Mas se limitarmos as contas a jogos do campeonato, a melhor série já pertence a Helton e ao FC Porto que esteve 457 minutos sem sofrer qualquer golos entre o empate com o Benfica (2-2), à sexta jornada, e a vitória sobre o Braga (3-2), à 11ª ronda. Actualmente a defesa da equipa de Vítor Pereira soma 327 minutos sem sofrer na Liga. O último data do jogo com o Beira-Mar.
Ainda na Liga, a seguir aos campeões nacionais, o Braga conseguiu estar 359 minutos sem encaixar golos, mais precisamente entre a primeira e a quarta jornada, numa série de jogos dividida entre Berni e Quim, que terminou com este último a não conseguir defender o penálti do Gil Vicente. Contudo, a tarefa de marcar golos aos vimaranenses também será fácil para os azuis e brancos, porque o V. Guimarães não concede golos na Liga há 226 minutos. Não faltam, por isso, motivos de interesse neste encontro.

in "ojogo.pt"



Sem comentários: