sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Fucile: «Gostaria de ter ficado no Porto para sempre»

Em entrevista ao Maisfutebol, o uruguaio despede-se do clube, dos amigos e da sua casa em Portugal


Jorge Fucile está de partida do F.C. Porto. Embarca nesta quinta-feira para o Brasil, onde jogará no Santos por empréstimo. Chegou em 2006 e despede-se com onze títulos conquistados de dragão ao peito. Sem esconder algum emoção, em entrevista ao Maisfutebol, o uruguaio diz adeus ao clube, aos amigos e à sua casa em Portugal. Até breve ou até sempre.

O lateral perdeu espaço com Vítor Pereira e ficou dois meses na bancada. Sai para jogar mais, sabendo que foi decisivo no processo que trouxe Danilo para o Estádio do Dragão. Tem contrato até 2014 e será emprestado ao Santos até final do ano. No Verão, pode ser vendido pelo F.C. Porto.

Quatro campeonatos nacionais, três Taças de Portugal, três Supertaças e uma Liga Europa. Jorge Fucile despede-se da Invicta com a sensação de dever cumprido. Era o segundo jogador com mais tempo de casa, apenas superado por Helton.

Foram mais de 150 jogos em cinco temporadas e meia. Chegou por empréstimo do Liverpool de Montevideo e convenceu os portistas. Custou pouco mais que trocos. Agora, sai num empréstimo gratuito. De qualquer forma, ainda pode render milhões ao F.C. Porto.

No Brasil, será o Santos a suportar o salário de Fucile. Ainda assim, enquanto faz as malas e encaixota as coisas acumuladas ao longo dos anos, o jogador não esconde alguma tristeza pelo adeus. Ou até já.

«Gostaria de ter ficado aqui para sempre. Como disse, tive muitos momentos de glória e conquistei coisas importantes», atira, já a meio da conversa com o Maisfutebol.

«Espero que os adeptos possam perceber»

Antes, Jorge Fucile fizera um balanço positivo da sua larga estadia em Portugal. «Creio que, de positivo, ficam os campeonatos e os títulos que conquistei, para além das pessoas, as amizades que fui construindo ao longo dos anos. Quero agradecer-lhes por me terem apoiado, nos bons e nos maus momentos. Agora, vou mudar de ares e vou atrás de outro futebol, de outro sonho, de outra passagem na minha carreira e espero ter êxito.»

«Conquistei muitas coisas, muitos títulos. O clube deu-me muito e eu também dei muito. Espero que os adeptos possam perceber que eu vivo disto, vivo do futebol, quero jogar e quero divertir-me. Nesta altura, não tinha essa possibilidade. Vou procurar agora isso no Santos, para também conquistar coisas importantes», rematou o lateral.

Fucile: «Espero voltar e conquistar a Champions»

«Está sempre nos corações dos portistas, que há uns anos não a vencem», diz o uruguaio em entrevista


Na primeira entrevista desde que aceitou a mudança do F.C. Porto para o Santos, Jorge Fucile faz um balanço sobre seis anos em Portugal e deixa uma porta aberta para o regresso. Aliás, durante a conversa com o Maisfutebol, o uruguaio lança o tema sem questão a condizer.

«Ficou a faltar a conquista da famosa Liga dos Campeões. Está sempre nos corações dos portistas, que há uns anos não a vencem. Espero um dia voltar e ter essa possibilidade», atirou o lateral, sem rodeios.

Um possível regresso apagaria a tristeza que Fucile não consegue esconder, nesta altura. Sai para jogar mais. «Claro que pode acontecer um regresso, isso está em aberto. Sobretudo, queria jogar e ter minutos. Vou mudar de ares e estar mais perto da minha família, que também é importante. Se houver a oportunidade de voltar ao Porto, será bem-vinda».

O uruguaio destaca várias personalidades do clube azul e branco. «É a minha segunda casa e tenho aqui muitas pessoas queridas. Por exemplo o Zé Mário, o Eduardo Braga, o preparador-físico António, Raul, muitíssima gente, o Zé Luís, o velhito, não me quero esquecer de ninguém para ninguém ficar ciumento. É muita gente de quem vou ter saudades.» 

Fucile: «Melhor momento foi o título ganho na Luz»


Jorge Fucile fecha as portas da sua casa em Valadares, Vila Nova de Gaia. Não sabe se voltará. Segue por empréstimo para o Santos, até final de 2012. A meio do ano, o F.C. Porto tem a possibilidade de transferir definitivamente o jogador para outro clube.

Aos 27 anos, o lateral uruguaio espera recuperar a alegria de jogar. Para trás, ficam cinco épocas e meia de conquistas, dezenas de alegrias e algumas tristezas. A pedido doMaisfutebol, em entrevista exclusiva, o jogador elegeu o momento mais memorável.

«O melhor momento foi o campeonato ganho no Estádio da Luz, frente ao Benfica. Acho que foi algo único, que nunca mais vai acontecer. Vai ficar na memória de todos os que assistiram a esse jogo. Momentos maus? Também os tive mas não os gosto de recordar. Tive mais momentos bons que momentos maus e trato de disfrutá-los», atirou.

«Foi uma decisão técnica»

A questão era incontornável. Vítor Pereira adaptou Maicon ao lado direito da defesa, afastando Fucile e Sapunaru do leque de opções. Pura decisão técnica ou algo mais? «Não houve problemas com Vítor Pereira. Foi uma decisão técnica e resta-me desejar-lhe o melhor. Espero que o Porto seja campeão e que os meus companheiros tenham o mesmo desejo de conquista que sempre tivemos.»

«Estamos em baixo mas esperamos estar em cima em breve. Estarei no Brasil a acompanhar. Também joguei portanto eu também serei campeão, espero que isso aconteça», rematou Fucile.

O lateral uruguaio passará os próximos meses no Santos, partilhando o balneário com Neymar, Ganso ou os velhos conhecidos Ibson e Rentería. Jorge Fucile espera ter sucesso no campeonato brasileiro: «Espero conquistar títulos, é sempre esse o objectivo, tanto a nível colectivo como individual. Espero que seja um bom ano e as coisas me saiam bem.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: