domingo, 12 de fevereiro de 2012

Campeão tranquilo

O FC Porto impôs, à Ovarense, a primeira derrota caseira ao bater a equipa de Mário Leite por 63-72, marcando a segunda vez que o campeão nacional levou a melhor sobre a formação vareira, já que, na quinta jornada, também tinha ganho (77-70). Com esta vitória, a equipa de Moncho López continua eficaz também longe do Dragão Caixa, contando como único resultado negativo fora do seu campo o desaire na Luz, à nona jornada.
Ontem alargou-se a diferença pontual, depois de um jogo em que o FC Porto conseguiu ser mais consistente, por ser capaz de quebrar as barreiras defensivas que a Ovarense ia criando e alterando abordagens sempre que o seu sistema parecia ineficaz. Antes do intervalo, os dragões - ainda sem o lesionado Nuno Marçal, ontem sentado na bancada e que poderá regressar na próxima jornada - construíram uma vantagem de dez pontos, transmitindo tranquilidade na luta das tabelas e inquietando os anfitriões, que, nas tentativas de pressionar os visitantes, acabaram por cair em momentos de irregularidade, bem aproveitados pelo campeão e líder do campeonato. Apesar de a Ovarense não ter o fulgor de outros anos, este ainda é um dos clássicos da Liga Portuguesa e o respeito mútuo foi evidente na forma abnegada de estar em campo.
De resto, foi no último período que a equipa da casa, com Manarte (voltou a ressentir-se de um joelho) e Cortez ainda à procura da melhor forma, após lesões, obteve algum ascendente, se bem que o campeão já geria então uma vantagem que chegou a ser de 15 pontos e que dificilmente fugiria. O FC Porto parte amanhã para Angola, onde disputará a Supertaça Compal após dois dias de viagem até Benguela.

Declarações


Mário Leite treinador da Ovarense
"Vitória do Porto é justa"


"A vitória do FC Porto é justa. Condicionou o nosso ataque e tirou-nos do nosso conforto habitual", referiu Mário Leite, sublinhando o "jogo fantástico de João Santos", sem deixar de referir: "Foi uma semana difícil de treino, e agora não voltaremos a contar com Manarte [nova lesão no joelho esquerdo]."

Moncho López treinador do FC Porto
"Jogo quase impecável"


"Foi dos melhores jogos desta época", começou por dizer Moncho López, explicando: "Fizemos um jogo quase impecável. Tivemos momentos maus, mas foram ultrapassados de forma inteligente. Estamos contentes. Damos valor à Ovarense, que é uma equipa injustiçada quando só se fala de FC Porto e Benfica."

Figura


João Santos
Eficácia demolidora


O extremo foi o melhor marcador do encontro (24), revelando uma eficácia tremenda: não falhou nos lançamentos de dois pontos (3 em 3) nem nos lances livres (3/3), conseguindo ainda cinco triplos e seis ressaltos.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: