domingo, 12 de fevereiro de 2012

Lucho e Janko no meio da revolução

Depois da apresentação na Taça da Liga, Lucho e Janko preparam-se agora para a estreia no campeonato. A chegada dos dois jogadores, que serão titulares frente ao Leiria, transformou-se rapidamente num momento de aparente viragem na equipa, até porque foram deles os golos na vitória com o V. Setúbal, que, recorde-se, se seguiu ao desastre de Barcelos. Mais impressionante é agora perceber a revolução que aconteceu na equipa desde o primeiro jogo do campeonato; feitas as contas, hoje, frente ao Leiria, Helton, Moutinho, Varela e Hulk até podem ser os únicos sobreviventes desse onze que venceu em Guimarães, ainda que Sapunaru, titular nessa partida, também esteja entre os convocados. Impressionante.
É certo que os dois defesas-centrais utilizados em Guimarães, Rolando e Otamendi, falham o encontro desta noite por castigo, mas também não deixa de ser menos relevante o facto de seis jogadores - sim, seis! - que participaram nessa partida já não estarem sequer no actual plantel do FC Porto. Fucile, Souza e Guarín, emprestados na mais recente reabertura de mercado, foram titulares no arranque do campeonato, enquanto Belluschi, Rúben Micael e Falcao entraram durante a segunda parte do jogo com o Guimarães.
Seis meses depois, Vítor Pereira defende que tem um plantel mais equilibrado para fazer frente à segunda metade da temporada, tendo ainda deixado bem vincada a convicção de que a equipa tem mais "condições" de lutar pela revalidação do título. As boas estreias de Lucho e Janko, no Estádio do Dragão, parecem dar razão ao treinador, também ele crente na maior capacidade da equipa para "subir a qualidade de jogo" depois das mexidas efectuadas no plantel durante o mercado de Inverno. Um dado para começar a confirmar esta noite, com a certeza de que o FC Porto não pode perder mais terreno para o Benfica.



Hulk regressa para teste à nova dinâmica ofensiva

ANTÓNIO M. SOARES
Hulk está de regresso aos convocados do FC Porto, quase um mês depois de se ter lesionado na coxa esquerda no jogo da 15ª jornada, com o Rio Ave. A recuperação muscular do Incrível demorou um pouco mais do que o previsto, mas parece ter ficado completa na altura certa, uma vez que coincide com a ausência de Kléber, que se lesionou, no treino de ontem, no ombro direito e é baixa de última hora. Um azar tremendo para o avançado, que na véspera recebera uma prova de confiança do treinador: "Estou satisfeito com o trabalho e profissionalismo dele e conto com ele para o resto da época." A lesão não será grave, porém deixa-o em dúvida para a Liga Europa, com o Manchester City.
Entre as escolhas do técnico azul e branco, há a destacar também o regresso de Djalma - mais de um mês depois, por causa da sua participação na Taça das Nações Africanas (CAN) ao serviço da selecção angolana - e a ausência forçada de Rolando e Otamendi, que cumprem um jogo de castigo depois de terem visto o quinto cartão amarelo em Barcelos, na derrota com o Gil Vicente (3-1). Ainda em relação à última convocatória para o encontro da Taça da Liga, com o V. Setúbal, regista-se a saída de Iturbe dos eleitos de Vítor Pereira.
Numa altura em que o plantel ficou ainda mais curto nas opções para o meio-campo, com a saída de Souza - por empréstimo - para o Grémio de Porto Alegre, Fernando, tal como se previa, acabou por recuperar de um traumatismo na crista ilíaca (pélvis), pelo que também se manteve entre os 18 escolhidos para o jogo com os leirienses, tal como O JOGO antecipara.
Com Hulk entre os eleitos, o treinador portista promete testar em pleno, pela primeira vez, a nova dinâmica ofensiva que pretende ver implantada na equipa daqui em diante. E ainda que Vítor Pereira tenha contornado a questão na conferência de Imprensa de antevisão ao jogo, o brasileiro deverá mesmo ser devolvido à sua posição natural - o lado direito - neste encontro. Mas as opções para este encontro deixam antever mexidas que não se devem limitar ao regresso do Incrível à equipa. Djalma, que não joga desde o clássico de Alvalade, é outra novidade. Porém, o angolano perdeu terreno na equipa com a sua ausência na CAN e para já terá de se contentar com o banco.

Mais utilizados do que na última época


Lucho e Janko vão estrear-se hoje no campeonato e aumentar para 27 o número de jogadores utilizados por Vítor Pereira na competição, ultrapassando os 26 que jogaram na última temporada com André Villas-Boas - três eram guarda-redes, enquanto este ano apenas Helton foi utilizado na baliza. Curiosamente, o número até pode subir até aos 28, na eventualidade de Alex Sandro entrar durante a partida de hoje, uma vez que o brasileiro ainda não foi utilizado no campeonato. No entanto, destaque ainda para outro número: dos 25 jogadores utilizados, sete já não fazem parte do plantel: Fucile, Souza, Belluschi, Guarín, Rúben Micael, Walter e Falcao.

FC Porto é rei no Dragão


O FC Porto recebe o Leiria - primeiro adversário oficial no Estádio do Dragão - e os números não lhe podiam ser mais favoráveis. Em 17 deslocações, os leirienses nunca conseguiram levar os três pontos do Dragão. O máximo que a equipa do Lis conseguiu foi um empate a um golo, em 2004/05, com Quaresma a marcar para os azuis e brancos e Krpan a restabelecer a igualdade.

Iturbe de fora mas não ficou aborrecido


Depois de ter manifestado o desagrado por não ter sido inscrito pelo FC Porto na Liga Europa, Iturbe viu agora o seu nome riscado da lista de convocados, depois de ter estado no banco com o V. Setúbal. Vítor Pereira preferiu chamar Djalma, relegando o internacional argentino para a bancada. Iturbe, pelos vistos, desta vez não ficou aborrecido. "Que tenham um bom fim-de-semana. Bênção", escreveu no Twitter minutos depois de ser conhecida a convocatória.

in #ojogo.pt"

Sem comentários: