domingo, 19 de fevereiro de 2012

"Frágeis? nem admito isso"

Na ressaca da derrota com o Manchester City, Vítor Pereira prometeu uma equipa na máxima força para Setúbal e lembrou que já não há margem de erro no campeonato. O treinador desvalorizou ainda as ausências de Danilo, Mangala e Álvaro Pereira, porque entende ter alternativas válidas, e afirmou que jogar antes do Benfica não é uma vantagem, mesmo o que o rival da Luz tenha de se deslocar a Guimarães já amanhã.
Por força dos constrangimentos já conhecidos, decorrentes das lesões de Mangala e Danilo e do castigo de Álvaro Pereira, vai ser obrigado a mexer na equipa para Setúbal. Consegue dissociar este jogo do próximo, em Manchester?
São competições distintas. Temos objectivos claros, que passam por ganhar o próximo jogo do campeonato para ainda termos possibilidade de lutar pelo título. Não podemos abdicar de jogar com todos os argumentos em Setúbal, pois sabemos que vamos encontrar uma equipa motivada, que mudou recentemente de treinador, o que é algo que mexe sempre emocionalmente com os jogadores. Mas vamos ao Bonfim na máxima força e com o pensamento na vitória.
O FC Porto entra em campo antes do Benfica, que tem uma deslocação complicada a Guimarães. Espera encurtar distâncias nesta jornada, até tendo em conta que já venceu o V. Setúbal por duas vezes esta temporada?
Espero é ganhar o jogo em Setúbal e não espero qualquer facilidade. Espero até dificuldades acrescidas pelo facto de já lhes termos ganho em duas ocasiões. À medida que as equipas se vão defrontando, vão reconhecendo as qualidades umas das outras e vão encontrando soluções para contrariar o adversário. Portanto, não espero facilidades absolutamente nenhumas em Setúbal. Este é um jogo importante para nós, para ganhar, é mesmo uma partida fundamental.
Sem Mangala, Danilo e Álvaro Pereira, e depois do resultado negativo na Liga Europa, pode dizer-se que a equipa está fragilizada emocionalmente?
Não, não está, nem admito essa possibilidade. Contra o Manchester City fizemos coisas muito boas e temos de as valorizar e fizemos coisas menos boas que temos de corrigir. Ponto final. O City virá na próxima semana. Agora estamos totalmente concentrados no V. Setúbal e no campeonato nacional. Temos a obrigação de aparecer no nosso melhor nível para conquistarmos os três pontos.
Jogar antes do Benfica é uma vantagem?
Não. Esta alternância não é significativa. Sabemos que independentemente dos outros jogos, temos é de vencer o nosso. E vamos a Setúbal para vencer.
Referiu que esta visita a Setúbal é fundamental. Está a pensar só no campeonato ou também na recuperação anímica para o jogo que se segue em Manchester?
Estamos com cinco pontos de atraso relativamente ao primeiro classificado, sabemos que temos de encurtar distâncias e não podemos aumentá-la. Não nos podemos dar ao luxo de perder pontos neste momento. Temos de ir a Setúbal ganhar e fazer um bom jogo. O objectivo é ganhar o próximo jogo, a pensar no campeonato, e só no campeonato, para termos possibilidades de chegar ao título.

"Lesões são a oportunidade de alguns..."


O treinador lamentou as lesões de Danilo e Mangala, que se juntam à já anunciada ausência de Álvaro Pereira, por castigo, nos próximos dois jogos, mas garantiu uma boa resposta dos substitutos. Sem falar em nomes, recordou que esta será a oportunidade para alguns mostrarem o seu valor.
As ausências de Danilo, Mangala e Álvaro Pereira podem, de alguma forma, pôr em causa algum dos objectivos da equipa?
Lamentamos as lesões e lamentamos não poder contar com eles, porque são jogadores de qualidade, mas esta é também a oportunidade para outros jogadores, que têm trabalhado bem, também se mostrarem. Todo o grupo tem vindo a trabalhar bem. Há vários jogadores que merecem e justificam as oportunidades que vão ter, eu acredito neles, e garanto que vamos a Setúbal com uma equipa preparada para vencer.
Alex Sandro será o titular na esquerda e Maicon regressará à direita?
Vou dizer o que digo em todas as conferências de imprensa: antes de avisar a equipa, não dou o onze publicamente. Há essa possibilidade, mas não vou adiantar se vão ou não jogar.
Que marcas deixou o jogo contra o Manchester City? Os ingleses têm uma equipa muito forte fisicamente; houve um processo de recuperação diferente?
O tempo de recuperação foi curto. Não pudemos preparar o jogo com o V. Setúbal, mas estamos habituados a um quadro com jogos a meia da semana. Espero que a equipa chegue em condições de dar uma boa resposta.


"Agora, Sapunaru está a trabalhar bem e conto com ele"


Que se passa com Sapunaru, que já não joga desde Outubro?
Sapunaru está a trabalhar bem, no nível de exigência que pretendemos, e é um jogador que faz parte dos planos da equipa. Conto com o Sapunaru, está disponível, e vamos ver se jogará em Setúbal. Mas é um jogador que, neste momento, me satisfaz, em termos de comportamento de treino, de entrega e de envolvimento no grupo. Portanto, é um jogador que estará à minha disposição para este jogo.
Podemos depreender das suas palavras que não esteve satisfeito com ele no passado?
Não. Já me colocaram essa questão e fui dizendo que conto sempre com os jogadores que estejam disponíveis e a trabalhar nos níveis de exigência que acho necessários para jogar a este nível. Por isso, agora, posso dizer apenas que o Sapunaru está a trabalhar bem, está bem, e que conto com ele.


"Também troco mensagens com Villas-Boas"


Pinto da Costa referiu recentemente, numa entrevista à "Gazzetta dello Sport", que José Mourinho enviava mensagens aos jogadores do Chelsea. Na resposta, André Villas-Boas afirmou que também fazia o mesmo com os jogadores da Académica e do FC Porto. Vítor Pereira desvalorizou ontem a situação e até anunciou que continua a conversar com o actual treinador do Chelsea. "Sinceramente, considero isso normal. Depois de trabalharmos com um grupo de jogadores é perfeitamente natural que se criem laços de amizade", começou por dizer, antes de prosseguir quando parecia que já tinha terminado a resposta. "Aliás, eu também troco mensagens com o André e ele comigo, porque ficamos amigos. É natural enviarmos mensagens de apoio ou de felicitações", afirmou, para explicar que não encontra nenhum problema no facto de Villas-Boas continuar a falar com os jogadores do FC Porto.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: