domingo, 19 de fevereiro de 2012

Janko ameaça lendas logo no arranque

O FC Porto é o primeiro clube onde Janko consegue chegar, ver e... marcar. Com dois golos nos dois primeiros jogos, o austríaco confirmou a fama de finalizador e entrou no trilho de referências como Jardel ou Falcao, também eles com estreias retumbantes na Invicta. O colombiano fez melhor do que o brasileiro, facturando sempre nos primeiros quatro jogos oficiais e iniciando assim uma história que está tão fresca que dispensa evocações.
É precisamente a sombra de Falcao que continua a ser maior do que os 1,96 metros de Janko, grande esperança dos dragões para arrancar golos contra V. Setúbal e Feirense e, assim, alimentar a discussão do título até o clássico com o Benfica. Com Hulk numa invulgar seca de golos e James, muito provavelmente, a iniciar a partida no banco, o foco está claramente apontado ao avançado ex-Twente.
Por não poder ser inscrito na UEFA, Janko "folgou" na recepção ao Manchester City, mas também não teve uma semana fácil. Depois da febre que o condicionou nos últimos dias, resta ao austríaco provar que está quente para os golos. A O JOGO a mãe garantiu essa disponibilidade. "Está a caminho de Setúbal e o pior já passou. Teve uma semana complicada, mas vai jogar amanhã [hoje]", disse Eva Janko, medalha olímpica em 1968, num contacto telegráfico com o nosso jornal.
Sobraram alguns segundos para falar do óbvio. Golos, pois claro. "Acho que é isso que todos esperam dele e é o que ele sabe e gosta de fazer", completou, como que legitimando a comparação com as grandes referências do passado recente e com o próprio histórico do capitão da selecção austríaca.
Janko teve sequências brilhantes ao longo da carreira. No Red Bull Salzburgo, por exemplo, chegou a marcar 14 golos numa sequência de sete jogos sempre a facturar. Já esta temporada, também somou uma série de quatro encontros a marcar ao serviço do Twente, o que atesta a sua relação de proximidade com as redes adversárias.
Órfão de referências goleadoras - basta lembrar que o artilheiro é James -, o FC Porto projecta no ponta-de-lança grande parte das suas esperanças para o que resta da temporada. Eis a hora de Janko mostrar se está no patamar das lendas.

Mais um a abrir a boca


Ainda à procura de casa, Janko delicia-se com um país cheio de sol. O clima facilita a adaptação, igualmente acelerada pelas aulas de Português de quem faz gala de ser um poliglota. O que também surpreendeu Janko foi o facto de o FC Porto ter o seu próprio dentista, algo que quase todos os reforços estrangeiros têm salientado.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: