sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Reforços disponíveis já para o jogo com o Setúbal

Só falta que os serviços da Federação Portuguesa de Futebol encaminhem os certificados internacionais de Janko e Lucho para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional para que o processo de inscrição dos dois reforços do FC Porto permita a utilização de ambos já contra o Setúbal. Este último passo deverá verificar-se ainda esta manhã, pelo que Vítor Pereira poderá chamar Janko e Lucho para o encontro da Taça da Liga.
Este poderá ser mesmo o jogo ideal para ganhar tempo na adaptação, principalmente no que diz respeito a Janko, uma vez que, para Lucho, pouco ou nada deverá ser novidade nestas andanças, já que o argentino só esteve ausente do FC Porto cerca de duas épocas e meia. Para Janko, ainda que possa não jogar de início, esta poderá certamente ser uma oportunidade para jogar alguns minutos e começar a perceber como é que as outras peças do ataque se podem encaixar.

Mais altos, mais fortes e mais experientes

PEDRO MARQUES COSTA
Lucho e Janko transformaram-se nos jogadores de campo mais velhos do actual plantel às ordens de Vítor Pereira. Os dois mais recentes reforços do FC Porto marcaram uma inversão na habitual política de contratações do clube, normalmente concentrada em jogadores jovens com potencial, e acrescentaram mais uns anos a um plantel ainda assim muito novo (média de 24 anos). Helton continua a ser o mais velho (33 anos), mas Lucho (31) e Janko (28) seguem logo a seguir na hierarquia, ainda que intercalados por Bracali (30), o segundo guarda-redes do plantel. No entanto, no que diz respeito a jogadores de campo Lucho e Janko são mesmo os mais velhos do FC Porto actual, mesmo contando com aqueles que saíram agora na reabertura de mercado e que tinham em Belluschi (28) o jogador com mais idade - o argentino ainda consegue ser uns meses mais novo do que Janko. Feitas as contas, e depois das mudanças que o plantel sofreu nos últimos dias, o grupo de trabalho ganhou experiência, mas também altura e peso, não fosse Marc Janko um gigante e Lucho um jogador igualmente alto.
Mas é na idade que se nota a maior diferença, sobretudo por sinalizar uma mudança relativamente ao passado mais recente do clube; por exemplo, durante o último Verão, Djalma (24 anos) foi o jogador de campo mais velho a chegar ao Dragão, seguido de Defour (23), Kléber (21), Alex Sandro (21), Mangala (20) e Iturbe (18), numa política de contratações que levou a um natural rejuvenescimento do plantel. Agora, os responsáveis portistas sentiram a necessidade de oferecer maior experiência à equipa, sendo essa opção ainda mais notória na contratação de Lucho, um jogador que já passou dos 30.

Tão novinhos que eles eram...

O FC Porto perdeu em Barcelos, mas fê-lo com uma equipa relativamente nova, com a média de idades a rondar os 24,5 anos. A verdade é que a experiência não se vê só pela idade e a prova disso é que os portistas acusaram, frente ao Gil Vicente, a ausência de duas das suas principais figuras, que até representam precisamente a média da equipa nessa partida: Fernando (24 anos) e Hulk (25).
Apesar disso, o exercício que se segue passa por imaginar o onze que Vítor Pereira apresentou em Barcelos já com os dois novos reforços incluídos, ou seja, com Lucho no lugar de Defour e Marc Janko em vez de Kléber. Resultado? A média de idade dispara mais de um ano e meio, para os 26. Sintomático.
E é precisamente isso que os responsáveis portistas querem oferecer à equipa com Lucho e Marc Janko: mais idade, mais experiência e mais equilíbrio colectivo, por forma a permitir a evolução natural da enorme quantidade de jovens jogadores que o plantel portista também possui. James, por exemplo, é um dos casos mais paradigmáticos, ele que aos 20 anos teve de assumir a responsabilidade de tentar carregar a equipa na ausência de Hulk. Correu bem com o Guimarães, falhou em Barcelos. Normal.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: