sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"Vencer na Luz e passar para a frente"

A derrota foi pesada, ditando a eliminação mais desnivelada de sempre do FC Porto nas provas europeias, mas não há tempo para carpir mágoas. O campeonato está de volta e como o Benfica perdeu em Guimarães, no início da semana, os dragões voltam a depender apenas de si próprios para chegarem ao título. Fernando não pretende perder muito tempo e fez as contas: vencer o Feirense no domingo para ir à Luz imitar o resultado da época passada e tomar de assalto o primeiro lugar. "Estar mais perto da liderança dá outra motivação aos jogadores, não há como esconder isso. Voltamos a estar a apenas dois pontos e vamos procurar fazer um grande jogo contra o Feirense, no domingo, para depois tentar ir vencer ao Estádio da Luz e passar já para a frente do campeonato", referiu. Ainda assim, Fernando não acredita que o clássico do dia 2 de março decida o campeão, seja qual for o resultado. "Ainda é muito cedo e o equilíbrio é grande. É apenas mais um jogo que queremos ganhar e vamos lá com essa intenção, mas primeiro temos de pensar no Feirense e só depois nesse clássico", frisou.
A pesada derrota em Manchester, acredita o Polvo, não vai deixar marcas na equipa. "Estamos todos tristes porque tínhamos o objetivo de chegar o mais longe possível, mas saímos agora. Não queríamos esta derrota, sobretudo da forma como foi", admitiu, considerando o resultado exagerado. "Procurámos fazer o nosso jogo, mas sofremos um golo muito cedo. Mesmo assim, fomos em busca do empate e estivemos sempre perto da baliza deles. O City tem muita qualidade e acabámos por sofrer o segundo golo, o Rolando foi e acabámos por sofrer mais dois golos. Agora é esquecer isto, já passou, e pensar em trabalhar para conquistar o campeonato", sublinhou, desculpando o alemão Wolfgang Stark pelo desaire. "Na minha opinião, tomou algumas decisões erradas, mas isso não justifica a derrota.
Para Fernando a diferença esteve nos erros cometidos pelo FC Porto em ambos os jogos e na qualidade dos jogadores do Manchester City. "O campo em Manchester estava muito rápido e isso dificultou um pouco. No Dragão, o primeiro golo deles prejudicou-nos porque estávamos bem na partida. Agora, sofremos um golo muito rápido, mas foi a equipa toda que errou e não um ou outro jogador. Isso acontece. Temos é de procurar que esses erros não se repitam no futuro", concluiu.

"Tenho de manter a humildade"


Depois da turbulência no início da época causada pela manifestação pública do desejo de experimentar outro campeonato, Fernando está de volta às grandes exibições e é, unanimemente, considerado um peça fundamental na equipa portista. O médio admite que as coisas lhe estão a correr bem, mas não quer que o sucesso lhe suba à cabeça, numa altura em que há até quem defenda que deveria ter uma oportunidade de Mano Menezes na selecção brasileira. "Procuro trabalhar sempre da mesma maneira. As coisas estão a correr bem e devo continuar igual, sem deixar a vaidade subir, mantendo a humildade para fazer o melhor e ajudar a equipa a conseguir os seus objetivos", sublinhou.


2022'


Os minutos de Fernando no FC Porto esta temporada. É o sexto jogador mais utilizado por Vítor Pereira e só não está mais bem colocado neste ranking porque falhou os três primeiros jogos oficiais por opção técnica. Na altura, o mercado ainda estava aberto e o Polvo tinha manifestado o desejo de sair. Acabou por ficar, retratou-se publicamente e ganhou o lugar de trinco da equipa. Em Setúbal, fez o seu primeiro golo da época.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: