sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O seguinte paga

"O próximo vai pagar" foi uma frase que José Mourinho celebrizou depois de, a 29 de Agosto de 2003, ter perdido no Mónaco a Supertaça Europeia para o AC Milan. Quatro dias depois, o Sporting perdeu, por 4-1, no Estádio das Antas e cumpriu-se, assim, a profecia do atual treinador do Real Madrid. Há mais exemplos.
O currículo das respostas do FC Porto após goleadas iguais ou superiores à de Manchester diz-nos que os dragões costumam levantar-se rapidamente depois de um tombo grande. A conclusão resulta de uma pesquisa aos jogos que se seguiram a humilhações europeias sofridas pelos azuis e brancos nos últimos 20 anos. Em todas houve uma resposta imediata no jogo interno seguinte.
Se as vitórias em casa de Salgueiros ou Académica podem ser consideradas relativamente normais, já as impostas a Sporting e Benfica, em casa destes, criam a ideia de que um dragão de orgulho ferido costuma ser osso duro de roer. As goleadas (quase todas em território inglês, diga-se...) têm sido um trauma passageiro, embalando séries de resultados positivos.
Dos cinco exemplos registados e ao lado enunciados [ver quadro], o FC Porto conseguiu terminar campeão em quatro desses campeonatos, ampliando sempre a vantagem de que dispunha para o segundo classificado. A exceção foi 2009/10: 11 vitórias consecutivas não chegaram para tanto, isto apesar de a equipa até ter conseguido reduzir a distância que a separava do topo.
Este recurso ao passado alimenta a esperança portista de ter uma palavra a dizer no título, porque ganhar ao Feirense significa chegar à Luz a depender apenas de si próprio, independentemente do resultado do Benfica em Coimbra. Vítor Pereira e os jogadores já fizeram saber que as fichas vão todas para o título, exigência partilhada pelos adeptos, como se percebe pela amostra recolhida por O JOGO, por entre alguns lamentos sobre a planificação desta época.
Para que a história se repita, confirmando a regra de que o adversário seguinte paga sempre uma goleada europeia, ainda é preciso que o Feirense alinhe nesta conversa. Jogar em casa é uma vantagem portista, mas convém recordar que os fogaceiros foram, precisamente, os primeiros a roubar pontos esta época ao FC Porto. Também aqui há contas a ajustar...

1996/97


Manchester United (f) 4-0
Jogo seguinte: Salgueiros (f) 2-3

Após uma primeira fase imaculada, o FC Porto foi eliminado da Liga dos Campeões perdendo 4-0 em Manchester. O revés foi duro, mas a equipa retomou logo os índices antigos. Acabou por não ganhar a Taça de Portugal, mas no campeonato só perdeu mais dois jogos, um deles quando já era campeão. Antes de Manchester tinha 10 pontos de avanço sobre o segundo. Terminou com 13.

1997/98

Real Madrid (f) 4-0
Jogo seguinte:
V.Guimarães (c) 1-0

Eliminados da Champions ainda em dezembro, os dragões responderam imediatamente. António Oliveira conseguiu que a equipa arrancasse para oito vitórias consecutivas onde se incluem adversários como Benfica e Boavista. No final ganhou a Taça e a Liga, esta com 9 pontos de avanço sobre o segundo classificado, quando na altura do jogo com o Real Madrid tinha apenas cinco.

2007/08

Liverpool (f) 4-1
Jogo seguinte:
Benfica (f) 0-1

A goleada colocou em risco o apuramento na Champions. Com o campeonato equilibrado, Jesualdo Ferreira encontrou nesse marco a alavanca para um resto de época quase perfeito. Seguiram-se quatro vitórias consecutivas e a conquista do campeonato com 14 (!) pontos de avanço. Para abrilhantar, o FC Porto também ganhou a Taça e apurou-se para a segunda fase da Champions.

2008/09

Arsenal (f) 4-0
Jogo seguinte:
Sporting (f) 1-2

Após um bom arranque, o FC Porto foi vergado contra o Arsenal na segunda jornada da Liga dos Campeões. Em Alvalade, no jogo seguinte, os dragões garantiram um triunfo. A equipa ainda viveu depois uma ligeira crise, mas arrancou para um campeonato só com duas derrotas em 25 jogos. Na Champions, ganhou três vezes seguidas e chegou aos quartos, onde caiu com o Manchester.

2009/10
Arsenal (f) 5-0
Jogo seguinte:
Académica (f) 1-2

Com o Benfica e Braga destacados, restava a Liga dos Campeões e a Taça da Liga para salvar a época. O clique foi precisamente a eliminação europeia. O FC Porto ganhou logo a seguir e nos 11 jogos seguintes de campeonato ganhou sempre. Porém, os adversários da frente só perderam uma vez e o título não foi possível. Pelo meio, os portistas também perderam a Taça da Liga.


OPINIÃO VIP


1
Depois da eliminação da Taça de Portugal e da Liga dos Campeões, o FC Porto cai nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Encontra explicações?

2
Vencer o campeonato será a tábua de salvação da época?

Manuel Serrão

"Faltou substituto
para Falcao e o
espírito habitual"

1
Não houve capacidade para encontrar um substituto à altura para Falcao ou um sistema de jogo que o dispensasse. A equipa não teve a coesão durante a época e houve alguns desaguisados. Não sei entre quem, mas faltou o espírito de grupo habitual.

2
O campeonato é sempre o maior objetivo, pois é a prova mais importante. Se for ganho, a época fica salva, mas deve analisar-se o que passou para na próxima época evitar repetir os erros.

Miguel Guedes


"Não esperava mais do que apenas ser campeão"

1
Foi um ano de recomposição particularmente difícil. Há falta de motivação e confiança. Uma das explicações será o treinador, mas não é a única.

2
Independentemente de erros claros e evidentes a que ninguém pode tirar a mão, conquistar o maior objetivo da época é mais do que salvação: é um sucesso. Não esperava mais do que apenas ser campeão, por se tratar de uma época que se segue a outra excecional.

Carlos Tê

"Vítor Pereira
tem um discurso paupérrimo"

1
A saída atribulada de Villas-Boas não deu tempo para encontrar um treinador com mais garantias. Ele não teve arcaboiço para motivar jogadores que tinham ganho tudo. Tem discurso paupérrimo.

2
Ser campeão é bom, mas não se apaga uma época com pouco brilho. Aliás, estar só a dois pontos do Benfica é notável para o que FC Porto tem jogado.

in "ijigi.pt"

Sem comentários: