domingo, 11 de março de 2012

O Tribunal de O JOGO

Um penálti polémico sem unanimidade A arbitragem de Marco Ferreira só não suscitou consenso em relação a um lance de Hulk (56') na área da Académica. Se para Jorge Coroado, não há motivo para penálti, também não se justificava o cartão amarelo, porque o avançado do FC Porto não simulou a falta. O mesmo Hulk é interveniente num lance em que todos são perentórios em afirmar que o Incrível estava em posição regular e com boas perspetivas de criar perigo.

Momento mais complicado

56'
Há razão para reclamar penálti na queda de Hulk?
Jorge Coroado
+
Há um contacto físico e, em desequilíbrio, Hulk acaba por cair, não havendo motivo para grande penalidade; situação muito semelhante a uma jogada aos 71' envolvendo Kléber, que derrubou o defesa da Académica. Contudo, também não houve simulação de Hulk, logo não haveria lugar a cartão amarelo.
Pedro Henriques
-
Nivaldo, com o braço direito, agarra e puxa o braço esquerdo de Hulk, acabando por derrubá-lo no interior da área. Infração passível de grande penalidade.
Paulo Paraty
-
Ao longo do jogo, outras faltas semelhantes foram punidas noutros pontos do campo, pelo que se poderia aceitar a grande penalidade. O cartão amarelo é excessivo, porque Hulk cai na área, mas não simula a falta.
Outros casos
7'
Ferreira joga a bola com a mão e vê o cartão amarelo. Lance dentro ou fora da área?
11'
Há corte com a mão de Pape Sow na grande área?
45'+2'
Hulk estava de facto em posição irregular?
90'
Foi bem assinalada a grande penalidade cometida por Pape Sow?
Jorge Coroado
+
Primeiramente houve mão do jogador; o derrube aconteceu posteriormente e fora da área. O cartão foi exibido, com certeza pela primeira infração.
+
Não fiquei com a ideia de tal ter acontecido; a bola terá batido no dorso do jogador e não no braço.
-
Hulk não se encontrava em posição irregular, porque o pé do defesa da Académica o colocava em jogo.
+
Indubitavelmente, sim: Pape Sow está em movimento para a sua direita e movimenta o braço esquerdo em direção à bola.
Pedro Henriques
+
Movimento de difícil análise, mesmo com acesso às repetições, por isso dou o beneficio da dúvida à decisão, pois a infração ocorreu fora da área
+
Pape Sow, ao saltar à bola para a cabecear, toca-lhe e esta ressalta para o seu braço de forma causal, não deliberada. Não houve motivo para infração.
-
Lance no limite e de difícil análise, mesmo com acesso às repetições, mas Hulk está em linha com o penúltimo defensor no momento do passe.
+
Pape Sow tem a mão fora do plano do corpo, além disso coloca-a de forma deliberada para intercetar a trajetória da bola.
Paulo Paraty
+
Ferreira desliza no solo, roda o braço para bola, parece infração. Muitas dúvidas sobre se é em cima da linha, mesmo com a ajuda da televisão. Dou o benefício da dúvida.
+
Pape Sow faz um movimento com o braço que acabou por atingir a face de Maicon. Não há evidência de ter havido contacto com a bola.
-
Lance muito difícil, mas o importante aqui é que em situações de dúvida, não se deve interferir.
+
Pape Sow (e apesar de a bola ser cabeceada muito perto) abre o braço esquerdo em direção à bola, cortando objetivamente sua trajetória.
Apreciação global

Jorge Coroado
Num jogo lento, pareceu perro de movimentos, de ideias e de ação. Aferição técnica deficiente, ação disciplinar sem critério. Pareceu sentir o peso da terceira atuação no Dragão.

Pedro Henriques
Uma arbitragem personalizada, com decisões difíceis e maioritariamente assertivas. O lance ocorrido aos 56', de difícil análise, foi a decisão menos conseguida.

Paulo Paraty
Num jogo com decisões muito difíceis e que criam sempre polémica, a equipa de arbitragem não esteve isenta de falhas, mas manteve personalidade, segurança e controlo do jogo.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: