

Agora, para chegar à centena, é preciso vencer esta noite o Olhanense, curiosamente um dos adversários que já conseguiram evitar uma vitória do FC Porto no Dragão: em março de 2010, os algarvios arrancaram um empate a dois golos, embora em setembro do mesmo ano tenham perdido (2-0), naquelas que são as únicas visitas da formação algarvia ao estádio portista.
Para trás, ficaram também os tais 99 triunfos nos 138 jogos ali disputados para o campeonato, num rácio de aproveitamento de vitórias que supera os 70 por cento (72% para ser preciso). Para a contabilidade ficar concluída, diga-se que o Estádio do Dragão também assistiu a 21 empates e a 18 derrotas do FC Porto ao longo destes oito anos, para além de ter visto 278 golos marcados e 77 sofridos. Estes números positivos revelaram-se fundamentais na conquista de cinco títulos de campeão nacional.
Mas há mais: o FC Porto não perde em casa, para o campeonato, há quase três anos e meio. Três anos e meio! Foi na receção ao Leixões, que venceu por 3-2, em 2008, ainda com Jesualdo Ferreira no comando técnico da equipa. Curiosamente, Lucho até marcou um dos golos dessa partida, através de uma grande penalidade, antes de se ter transferido para o Marselha. A título de curiosidade, refira-se ainda que Sapunaru, Rolando e Hulk - para além do já anunciado Lucho -, são os únicos sobreviventes do atual plantel que participaram nesse jogo.
Na história, também ficou o registo de grandes vitórias do FC Porto no Dragão, com especial destaque para a inevitável goleada (5-0) infligida na época passada ao Benfica. Hoje, no entanto, pode assistir-se a mais um momento importante na vida do Estádio do Dragão, com a chegada da 100ª vitória. A Académica impediu que tal se verificasse na última jornada...
Hulk continua a perseguir Falcao
O penálti marcado na mais recente receção à Académica colocou Hulk a apenas um golo de Falcao na lista dos melhores marcadores da história do Estádio do Dragão. O avançado brasileiro já fez 39 - oito deles esta temporada -, enquanto Falcao conseguiu chegar aos 40 em apenas duas temporadas. Nesta lista, refira-se ainda que Lisandro surge na terceira posição, com 36. Sendo assim, Hulk tem hoje a primeira oportunidade de igualar e/ou ultrapassar o colombiano, sobrando-lhe, depois deste jogo, apenas mais duas partidas no Dragão até ao final da presente temporada: Beira-Mar e Sporting.
in "ojogo.pt"
1 comentário:
Bom dia,
Para o jogo de hoje não há muito a dizer.
Os jogadores que lutem com garra e afinco pelo desejo de ser campeões, e que foi manifestado no cartaz que entregaram aos seus adeptos.
Os adeptos irão apoiar a equipa como sempre fizeram, apesar de muitas vezes nos deixarem à beira de um ataque de nervos, tão grande é a passividade com que encaram os desafios.
Abraço e bom fim de semana
Paulo
Enviar um comentário