quarta-feira, 14 de março de 2012

"Rolando não deixa de ser o líder"

Dois anos, 74 jogos e 6660 minutos de convivência são tempo mais do que suficiente para que Bruno Alves não tenha dúvidas sobre Rolando, em causa no FC Porto na sequência de uma época atribulada, que já conta com três expulsões e duas substituições, sendo que a última lhe desagradou particularmente. "Esteve muito bem na época passada e foi o líder da defesa. Não deixa de o ser só por este momento. A vida de um jogador de futebol são estes altos e baixos, mas não é justo que se belisque minimamente o Rolando. Não pode descer do 80 ao oito em tão pouco tempo. Nem sequer podemos desconfiar da qualidade dele, até porque apesar de ter tido este ano alguns maus momentos, não foram assim tantos", afirmou a O JOGO o antigo companheiro de equipa.
Bruno Alves não esconde uma profunda admiração pelo colega de seleção, com quem inclusive mantém contacto regular, ao ponto de se terem "picado" quando Zenit e FC Porto se defrontaram na Liga dos Campeões. Por isso, não acredita que a reação de desagrado por Vítor Pereira o ter substituído fosse ostensivamente provocatória. "Não me parece. Quando muito ele estaria insatisfeito consigo próprio e com o resultado naquele momento. É um grande profissional, sereno e respeita muito o FC Porto. Tenho a certeza", comenta.
O central do Zenit não sabe se o final da época será a melhor altura para Rolando deixar o FC Porto, um ano depois de terem aparecido os primeiros interessados e de o próprio ter aberto essa possibilidade. "É uma opção dele e depende dos projetos que tiver para si. Não sei o que pretende para a vida dele", desconversou. Mas, antes que isso se possa sequer cogitar, tem a certeza que "vai demonstrar a força dele e reverter esta fase." Para todos os efeitos, os grandes jogadores sobressaem nestas ocasiões. "Tem capacidades psicológicas e como jogador é excelente. É um amigo, torço pelo seu sucesso e estou certo que vai sair mais forte disto tudo", fechou.


74

São os jogos em que Bruno Alves e Rolando formaram dupla de centrais no FC Porto.

"Maicon teve paciência de campeão"


Em sentido inverso ao momento que vive Rolando está Maicon, que cresce a cada jogo que passa e hoje em dia já tem estatuto de indispensável para Vítor Pereira. Bruno Alves não está surpreendido, porque quando o brasileiro chegou "já demonstrava grandes qualidades e aptidões físicas", mas acha que ainda não chegou ao pico máximo que pode atingir. "Já é um grande defesa, mas ainda tem um grande caminho pela frente. Sai muito bem a jogar, é rápido e muito forte de cabeça. Tem mostrado um grande nível, mas atenção que ainda tem margem de evolução", elogiou numa constatação que o enche de alegria, por ver nele um pouco do que o próprio foi quando era mais jovem.
"No primeiro ano quase não jogou. O ano passado foi intercalando no onze com o Otamendi. Soube esperar e foi aprendendo com os centrais mais velhos, como eu, embora todos aprendam um pouco com todos. Teve paciência e isso é de um campeão. Fico muito feliz por vê-lo jogar desta maneira. Eu também aprendi com Jorge Costa, Pepe e Pedro Emanuel. Essa é a atitude correta" aplaude.
Por conhecer tão bem os dois e acreditar também no valor de Otamendi, que não conhece tão bem, mas viu ser "muitas vezes decisivo na época passada", não concorda que o FC Porto tenha problemas defensivos. "Também há o Mangala, que não vi ainda muito bem. Mas quando uma equipa tem três ou quatro grandes defesas, o clube é que beneficia, pois haverá sempre alguém que permite manter o nível alto", acredita. Pelos laços afetivos que os unem, Rolando e Maicon são, naturalmente, os seus favoritos.

"É raro o FC Porto desperdiçar a liderança nesta fase"


Um ponto de vantagem sobre o Benfica parece pouco, mas Bruno Alves recorda de que fibra é constituído o FC Porto. "É um clube sempre forte neste tipo de situações. É muito difícil que o FC Porto desperdice a vantagem que tem", diz. "Quando se apanha na liderança nesta fase da época, é raro desperdiçá-la", reforça, ele que se habituou a conquistar títulos (quatro em cinco épocas) e que nunca viu a equipa quebrar em situações análogas.
Não obstante a tradição ser favorável, o defesa acha que esta é a altura para os jogadores mostrarem que são campeões. "Têm experiência e qualidade para se manterem em primeiro lugar. Vão sofrer a pressão de Benfica e Braga, mas sempre foram fortes neste tipo de situações. Batalharam muito para subirem ao primeiro lugar e está no momento de demonstrarem que são uns vencedores", resumiu, apontando que a história diz que o "FC Porto transforma dificuldades em força".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: