quarta-feira, 14 de março de 2012

Vítor Pereira: «Alargamento é irresponsabilidade enorme»

Se a decisão avançar, técnico portista diz que este poderá ficar conhecido como o «campeonato da mentira»


Vítor Pereira juntou a sua voz ao coro de protestos contra o alargamento da Liga de 16 para 18 clubes sem descidas de Divisão, numa decisão aprovada pelos clubes em Assembleia-Geral da Liga. 

O técnico portista diz que, se a decisão for para a frente, este poderá vir a ser conhecido como o «campeonato da mentira». 

«É de uma irresponsabilidade enorme até querer argumentar de alguma forma a justiça de uma decisão dessas. Só se quisermos transformar este campeonato no campeonato da mentira. Nem me passa pela cabeça essa possibilidade», afirmou o técnico portista, em conferência de imprensa. 

O F.C. Porto, de resto, mostrou-se contra a decisão logo na primeira instância, tendo votado contra. Esta segunda-feira emitiu um comunicado no site oficial onde admitiu a possibilidade de recorrer para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.  

Vítor Pereira: «Situação com Rolando está ultrapassada»

Jogador reagiu mal à ordem de substituição contra a Académica. Conversa frontal resolveu o problema


Não há caso com Rolando. A garantia é de Vítor Pereira, para quem a situação «está ultrapassada», depois de o central portista ter reagido mal à ordem de substituição no encontro com a Académica, no último sábado. 

Pelo segundo jogo consecutivo o internacional português era substituído no decorrer do jogo, algo a que não está habituado e que o levar a ter uma reação inesperada de protesto. Vítor Pereira compreende. 

«O que está na essência de uma reação como aquela tem a ver com a vontade de querer ajudar a equipa. A forma como se reage depois estou cá eu para avaliar e falar com ele frontalmente. Falámos em equipa naturalmente e a situação está ultrapassada», garantiu. 

Questionado sobre um eventual pedido de desculpa do jogador, o treinador não esclareceu: «Quem anda no futebol sabe que, muitas vezes, a reação emocional nem sequer corresponde ao que estamos a sentir por dentro. A reação foi aquela, foi discutida frontalmente e está ultrapassada.»  

Vítor Pereira: «Pressão é a mesma de quando estávamos a cinco»

Técnico do F.C. Porto projeta visita à Choupana depois do empate com a Académica

Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, considera que o facto de a vantagem para os perseguidores ter diminuído para apenas um ponto não altera a maneira de encarar os jogos, particularmente a próxima visita à Choupana, para defrontar o Nacional.

«Sabemos que a Choupana não é fácil para equipa nenhuma, e temos de estar no nosso melhor para trazer de lá os três pontos. Quando estávamos cinco pontos atrás continuámos a lutar pelo objetivo, quando passámos a três de vantagem também não achámos que o título estava decidido», afirmou o treinador portista que acha que «as outras equipas ainda vão falhar também». 

Para o técnico, este ponto de diferença para os perseguidores «reflete a competitividade do campeonato». «É uma distância curta, que nos impõe estarmos focados. Se estivéssemos a cinco pontos estaríamos focados da mesma forma no jogo que se segue. A pressão é exatamente a mesma», assegurou. 

Quanto à digestão do empate com a Académica, o treinador do F.C. Porto defendeu a ideia de que a equipa «trabalhou bem» e procurou «tirar ilações» do sucedido.

«Eu podia ter ido pelo caminho mais curto, o das arbitragens. Vamos para o Nacional sem Hulk, de forma injusta, mas eu preferi olhar para dentro. Já vimos e revimos, já percebemos onde houve demérito nosso e mérito do adversário, fizemos trabalho para rectificar isso», explicou, garantindo que a equipa «vai fazer um jogo diferente» na Madeira.

Ainda sobre o jogo com os «estudantes», Vítor Pereira esclareceu que as críticas à equipa no final do encontro não significam que os jogadores tenham mostrado falta de querer. 

«Os jogadores quiseram, mas não conseguiram. Tentaram procurar um caminho. Não se pode comparar com o jogo do Benfica porque são jogos com dinâmicas de jogo diferentes. Até o posicionamento das equipas em campo é diferente. Mas a Académica é passado e o que nos interessa é o próximo jogo», frisou.

Fernando e Djalma, por lesão, são outras baixas certas, mas Vítor Pereira, que não revelou se Iturbe poderá ter uma oportunidade ou quem jogará como trinco, garantiu que os jogadores que entrarem «vão fazer um bom jogo» e «dar a resposta» pretendida. 

«Quem defende as cores deste clube tem de estar completamente comprometido a cada jogo, a cada treino a cada momento de vivência do clube», concluiu. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: