quinta-feira, 22 de março de 2012

SUB19 PROCURAM SUBIR NA TABELA EM LEIRIA

A equipa Sub19 do FC Porto defronta, este sábado, a União de Leiria, em jogo da 7.ª jornada da fase final do campeonato nacional. Na antevisão, o treinador Rui Gomes salientou os pontos fortes do adversário, afirmando que o plantel está preparado para continuar na senda das vitórias. Para o médio Fábio Martins, que está no clube há 11 anos, o objectivo é "ganhar sempre".

O FC Porto está no quarto lugar do campeonato, a seis pontos do líder, Benfica, e a três dos segundos classificados, Sporting de Braga e Sporting.

Rui Gomes: "Vai ser um jogo extremamente complicado"

A União de Leiria é a última classificada desta fase de apuramento. Ainda assim, são necessárias cautelas?
Claro. Trata-se do último classificado, mas não deixa de ser o último dos primeiros. Ou seja, na primeira fase da competição foram apurados no quarto lugar da sua série. As equipas que estão nesta fase final são as oito melhores de Portugal. Vai ser um jogo extremamente complicado, como todos, mas espero que voltemos a dar uma boa resposta e que façamos um bom jogo, evitando os erros que nos têm levado a exibições menos conseguidas. Penso que se jogarmos com a mesma qualidade que apresentamos frente ao Vitória de Guimarães e se formos ainda mais práticos e eficazes, em momentos defensivos, teremos todas as condições para ganhar.

Onde é que o adversário pode criar perigo?
A equipa é muito forte no momento de transição ofensiva, ou seja, tem jogadores muito rápidos na frente. Organiza-se bem defensivamente e dispara rapidamente no meio campo adversário. Penso que é essa a principal força ofensiva do Leiria. Temos de estar sempre organizados e ter uma reacção colectiva muito forte, no momento em que perdermos a bola.

Nestes jogos, o FC Porto não pode facilitar até porque os adversários directos têm partidas teoricamente complicadas. Podem recuperar alguns dos pontos perdidos?
Sem dúvida. Temos de esperar que Sporting, Benfica e Sporting de Braga possam perder pontos. Quando jogam entre si perdem de certeza, como aconteceu na última jornada, quando têm outros jogos esperamos sempre que isso possa acontecer. Mas a grande preocupação é ganhar o nosso jogo. Se isso não acontecer, de nada nos adianta o que se passar nos outros campos.

Fábio Martins: "Temos vindo a crescer"

Os jogadores estão preparados para a estratégia da União de Leiria?
Estamos sempre preparados. Já temos o adversário estudado e amanhã o treinador vai-nos dar mais algumas ideias fortes. Fizemos um grande jogo no sábado e sabemos que é assim que temos de continuar.

São os actuais campeões, mas têm tido mais dificuldades este ano. O que têm aprendido com os resultados mais recentes?
Julgo que o campeonato anterior era menos equilibrado. Este ano, as oito equipas da fase final têm muita qualidade. Temos vindo a crescer, especialmente depois de perder com o Sporting, e é assim que temos de continuar.

Ser um dos que lidera a equipa dentro de campo traz mais responsabilidade e vontade de ganhar?
Um jogador desta equipa tem sempre responsabilidade. Mas sim, como já estou cá há 11 anos, sinto que tenho de dar o exemplo. Estamos habituados a ganhar e temos de ganhar sempre, é essa a nossa responsabilidade e a ambição.


in "fcp.pt"

Sem comentários: