quarta-feira, 18 de abril de 2012

Alex Sandro já não precisa de mentir para jogar

A receção ao Beira-Mar vai marcar apenas a segunda titularidade de Alex Sandro em jogos do campeonato, depois de se ter estreado em Setúbal também por culpa de um castigo de Álvaro Pereira. No entanto, e ao contrário do que acontecia quando era criança, desta vez não vai precisar de mentir "para jogar com os mais velhos". Flávio, o irmão, conta que Alex Sandro costumava fazer um grande percurso a pé para ir treinar com ele e que, às vezes, até iam de bicicleta - "chegávamos a carregar três garotos" -, quando tinha apenas seis anos. "Ele mentia na idade para treinar com os mais velhos", recordou Flávio, hoje com 26 anos. A mãe, Maria de Fátima, prefere lembrar a primeira convocatória do filho para a seleção principal, para o amigável com o Gabão - "eu tinha muita fé de que ele seria chamado" -, mas até foi o irmão o primeiro a saber da novidade. "Ele contou-me, um dia antes da convocatória, que o Mano Menezes lhe telefonou para perguntar sobre o seu estado físico".
Em vésperas de voltar a ver o filho como titular no Dragão, o pai, Reinaldo da Silva, também não escondeu o orgulho que sente pelo filho. "Nunca imaginei que ele fosse conhecer tantos craques famosos", reage ao fazer contas aos nomes que com ele já se cruzaram entre Santos, seleções do Brasil e FC Porto. "Ele é um menino muito humilde. O Alex Sandro costuma dizer que no futebol tem amigos, mas que os verdadeiros estão aqui, na vizinhança", ilustra o pai para louvar a personalidade do brasileiro.
Apesar dos elogios familiares, há gente bem mais perto que também conhece bem o lateral do FC Porto, pelo menos para se pronunciar sobre o lado mais futebolístico da coisa. Rafael Miranda, médio do Marítimo, partilhou o balneário do Atlético Paranaense com Alex Sandro, quando este ainda estava a começar a carreira. "Lembro-me bem dele. Quando cheguei ao clube, ele já lá estava, a jogar na equipa principal, e apesar de ser muito jovem recordo-me que toda a gente falava muito bem do Alex Sandro. Ele era, inclusivamente, jogador de seleção, o que no Brasil, como se sabe, não é nada fácil. Aliás, todos tinham a convicção de que ele iria jogar em grandes clubes", recorda. Rafael Miranda não tem dúvidas de que Alex Sandro atingirá dentro de pouco tempo o nível de Álvaro Pereira, porque qualidade é algo que não lhe falta. "Ele evoluiu muito desde esses tempos, o que é normal, tendo em conta a sua idade. Mas, ao contrário do que dizem, ele não defende mal. A questão é que no Brasil se pede outro tipo de jogo a um lateral. O principal, ele tem: muita qualidade, que é sempre o mais difícil. Depois o resto, as questões táticas, por exemplo, chegam com o trabalho. Ele está preparado para substituir o Álvaro Pereira, não só neste jogo, como em muitos outros", confidenciou Rafael Miranda, que até rematou a conversa com uma revelação curiosa: "Tenho torcido para que o Álvaro Pereira seja vendido no final da época para que o Alex Sandro consiga conquistar em definitivo o seu espaço no FC Porto."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: