quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mielcarski "Mais importante ter carácter do que talento"

Mielcarski, avançado polaco que representou o FC Porto entre 1995 e 99, está de volta à Invicta na qualidade de jornalista do "Canal +" da Polónia. Ontem, assistiu ao treino e, depois, revelou quem são os portistas mais conhecidos no seu país. "O Hulk, o Lucho, o Helton e o João Moutinho", referiu. E foi o Incrível quem mais o impressionou. "Queremos saber como é que descobriram um talento como ele, que jogava na segunda divisão do Japão. Metade dos clubes da Europa, incluindo os grandes de Inglaterra, gostariam de ter um Hulk", referiu.
E haverá algum jogador polaco que encaixaria neste FC Porto? Mielcarski aponta dois, que estão muito inflacionados. "Agora, estão no Borússia de Dortmund, mas na altura falei com as pessoas para se interessarem um pouco mais por Kuba Blaszczykowski [médio] e por Robert Lewandowski, que é o melhor marcador do clube". O antigo avançado considera que estes compatriotas seriam jogadores à Porto. "Foram preparados mentalmente para estar num clube como o FC Porto. Às vezes é mais importante o carácter do que o talento, ter mentalidade para ganhar. Há quem ganhe um título e baixe os braços porque acha que já chega. O FC Porto precisa de jogadores com outra mentalidade, que queiram ganhar sempre. Essa já era a frase que eu mais ouvia quando estava cá. "Ganhar sempre". Rio Ave ou Benfica estavam ao mesmo nível, eram três pontos iguais", sublinhou.

"Parque automóvel é diferente"

Mielcarski chegou ao FC Porto no verão de 1995, encontrando um clube organizado, mas diferente do atual. "Não havia centro de treinos no meu tempo e agora o parque automóvel é muito diferente", brincou, impressionado com a "bomba" de Hulk. A estrutura, essa, mantém-se. "Pessoas como o Zé Luís, o Semedo, o Paulinho Santos, o presidente e o Antero, continuam por cá e isso é bom", vincou, considerando Portugal como uma "segunda pátria". "Estive cá no Euro 2004 e também quando era diretor desportivo do Wisla Cracóvia. Volto sempre à 'minha cidade' com saudades", admitiu.
Por isso, o antigo avançado faz os possíveis para acompanhar o campeonato nacional. O que não é fácil. "O problema é que na Polónia não passam os jogos em direto, mas sei pelos jornais que o FC Porto é líder com quatro pontos de avanço sobre o segundo. Espero que seja campeão", atirou.

Mielcarski até tremia quando falava com o presidente

CG

Mielcarski lembra-se bem do primeiro contacto com Pinto da Costa e não esconde que até tremia quando se falavam. "Agora posso admitir que era stressante falar com ele pelo respeito que impunha a todos", referiu entre sorrisos. Dezassete anos depois, Mielcarski espera que com microfone à frente seja mais fácil encarar Pinto da Costa. "Se calhar, pela primeira vez um antigo jogador vai fazer uma entrevista como jornalista com ele", brincou, elogiando-o. "Trinta anos na presidência são impressionantes, não só cá como em toda a Europa. Poucos são capazes de dirigir um clube como ele", frisou. Esse é, na sua opinião, um dos segredos do FC Porto. " Sem regras ou visão podes ganhar um ou outro título, mas para se ser regular é preciso respeitar a história, como o FC Porto faz. É importante saber manter a estrutura, a mística e respeitar o trabalho de todos. No meu país, nem todos os clubes entendem isso", concluiu.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: