segunda-feira, 30 de abril de 2012

Gilberto Duarte "Posso ser ainda melhor jogador"


É uma das estrelas de uma equipa que tem como base não ter... estrelas. Com 21 anos, Gilberto Duarte é dos melhores jogadores do FC Porto, clube que concretizou no sábado o tetracampeonato, frente ao Águas Santas. Nessa partida, Gilberto foi o melhor jogador de campo. Contudo, não reivindica para si os louros do sucesso. "Neste jogo, viu-se o empenho de toda a equipa. Não fui eu nem outro que fizeram a diferença. Tudo acabou por correr bem porque a equipa funcionou, como aconteceu quase sempre. A partida resolveu-se na segunda parte porque soubemos conquistar uma vantagem importante e a seguir defendê-la", lembrou. Mais um título que permite um balanço do ano. "Fomos mais fortes, ao longo da época, do que os outros candidatos. Não há dúvidas de que fomos mais fortes", disse.
Um tetra que, para o jogador, pouco diferiu dos campeonatos alcançados nos anos anteriores. "Diferenças para os outros títulos não sei se houve. Sentimos uma alegria parecida em todos eles, Esta época a diferença poderá estar no número mais elevado de vitórias que alcançámos."
Gilberto depois falou de si. Primeiro num balanço sobre a temporada que decorre: "Foi a melhor de sempre, mas muito longa e competitiva. Comecei bem, mas houve uma altura em que estive desgastado. Contudo, a equipa não se ressentiu. Houve também lesões que o coletivo foi resolvendo." Depois, piscando o olho ao futuro, Gilberto admitiu que "com o passar dos anos a exigência é maior, há mais nível em tudo o que temos de fazer", referindo: "Termino esta época mais jogador do que quando a iniciei. Penso que evoluí. Sinto que sou jovem e que posso chegar mais longe e ser melhor jogador."

"Mostrar lá fora o nosso valor"

Gilberto Duarte, que já se revelou a nível internacional, no Mundial de sub-21, quer agora mostrar que também no sector das equipas o andebol português pode estar com ambição no primeiro plano. É desta forma que perspetiva 2012/13: "Sempre, desde muito novo, que o meu sonho é jogar no plano mais elevado, no estrangeiro. Por isso, a presença do FC Porto na Liga dos Campeões é um grande objetivo que temos de alcançar. Temos qualidade para aí estar e queremos mostrar o nosso real valor perante as maiores equipas."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: