segunda-feira, 30 de abril de 2012

Rui Moreira: "Pinto da Costa deve ficar até igualarmos o Benfica em títulos de campeão"


Rui Moreira, conhecido adepto do FC Porto, comemora mais um título de campeão nacional do clube do coração. E apesar do enorme domínio azul e branco nos últimos 20 anos, garante que "todos os títulos são especiais e difíceis de conquistar, fácil é perdê-los". 
O presidente da Associação Comercial do Porto elege Pinto da Costa como o principal responsável pelo 26º título de campeão e desta vez tece elogios ao treinador Vítor Pereira, depois de já o ter criticado por diversas vezes ao longo da época. E sem ser taxativo na defesa da continuidade do atual técnico, sempre diz que "não vale a pena mudar por mudar".
Relvado - Mais um título de campeão nacional do FC Porto. Já é quase como "beber um copo de água"?
Rui Moreira - (Risos). Não, nada disso... Todos os tíítulos são especiais e difíceis de conquistar. É um facto que as coisas têm corrido bem ao FC Porto nos últimos anos, mas nunca é fácil ganhar campeonatos. É fácil, isso sim, perdê-los... 
R - Quando o FC Porto estava com 5 pontos de atraso em relação ao Benfica, chegou a pensar que este título iria para a Luz ou manteve a confiança?
RM - Sempre entendi que o jogo da Luz seria decisivo. E que mesmo se chegássemos com 5 pontos de atraso, ainda haveria margem para sermos campeões. Desde que vencessemos o Benfica... Mas o nosso adversário perdeu 5 pontos nas duas jornadas anteriores [derrota com o Vitória de Guimarães e empate com a Académica] o que nos facilitou um pouco mais a vida.
R - Pode então depreender-se que, não tirando mérito ao FC Porto, houve muito demérito do Benfica?
RM - Sempre que se perde há demérito. Quando não vencemos, também digo sempre que houve demérito nosso. Mas tenho de reconhecer que não era fácil para o Benfica manter o mesmo nível, pois estava envolvido em mais duas frentes para além do campeonato [Champions e Taça da Liga]. E na Liga dos Campeões tiveram algum sucesso, só sendo eliminados nos quartos de final
 
R - Se tivesse de escolher uma figura neste título de campeão do FC Porto, quem elegeria?
RM - Pinto da Costa, sem dúvida. A sua intervenção a meio da época foi absolutamente decisiva, numa altura em que as coisas não corriam da melhor forma. As contratações no mercado de inverno foram decisivas, principalmente a do Lucho. Por outro lado, a entrada de Paulinho Santos para a equipa técnica foi também decisiva.
R - Foi um crítico de Vítor Pereira, em determinadas fases da época. Depois deste título nacional, que balanço faz do seu trabalho?
RM - Tenho de reconhecer que foi sempre coerente nas opções que tomou. A sua persistência é de elogiar! E depois deste título, ele passará certamente a ser um treinador diferente. Nunca tinha ganho nada como técnico principal, agora vai ganhar outra confiança. E tenho também de reconhecer que as épocas no FC Porto a seguir ao clube ganhar tudo nunca são fáceis. Outros não conseguiram o que Vítor Pereira conseguiu.
R - Acha que Vítor Pereira deve continuar na próxima temporada?
RM - É uma decisão muito difícil, que só pode ser tomada por quem está lá dentro e tem melhor conhecimento dos factos. Mas mudar por mudar não vale a pena e Vítor Pereira tem mais um ano de contrato. Deve ficar se houver uma reafirmação da sua autoridade. Acho aliás que as atitudes que Vítor Pereira teve em relação a Rolando e Alvaro Pereira foram muito importantes. No início da época, isso não se viu.
R - O seu nome é sempre ventilado quando se pensa na sucessão de Pinto da Costa. Deseja vir a ser presidente do FC Porto?
RM - Espero que Pinto da Costa fique no clube por muitos mais anos, pelo menos até igualar o Benfica em número de títulos de campeão nacional. Nesta altura temos 26, já só faltam seis, acho que isso será possível. Quanto a cenários hipotéticos, nesta altura não gostaria de me pronunciar.
R - Vários jogadores do FC Porto estarão a ser alvo da cobiça de clubes estrangeiros. Teme que algumas das principais figuras do plantel saiam e que isso enfraqueça a equipa?
RM - Em primeiro lugar, é necessário perceber que é importante realizar mais valias com a transferência de jogadores. Isso aplica-se ao FC Porto, ao Benfica, ao Sporting... Mas gostava que o Hulk ficasse, afinal de contas estamos a falar no 'Jogador do Campeonato'. Aliás, ele parece ser um jogador à parte neste campeonato! O Helton também espero que fique, é fundamental para o equilíbrio no balneário. E também gostaria que novos valores que se afirmaram também não saíssem. Já outros, que até mostraram desejo em abandonar o FC Porto, são transacionáveis.
Mas não me preocupo com as saídas, até porque o FC Porto tem excelentes jogadores emprestados. Estou a lembrar-me por exemplo do Christian Atsu. O futuro está assegurado.

in "relvado.pt"

Sem comentários: