segunda-feira, 30 de abril de 2012

Incrível chegou aos 50 golos


Ninguém para Hulk. Literalmente. A marcar há três jogos seguidos, o Incrível vai acumulando recordes e reforçando o estatuto de desequilibrador no FC Porto. Nos Barreiros voltou a ser decisivo, como havia sido em Braga e na visita do Beira-Mar ao Dragão, isto para dar apenas exemplos recentes. Com os dois golos, apontados na Madeira, onde nunca tinha marcado, o brasileiro chegou à marca dos 50 golos no campeonato português. O primeiro dedicou à mãe, Dona Socorro, a quem tinha prometido marcar na véspera. Por isso, correu para a câmara para dizer: "Amo-te mãe. O segundo golo foi para a esposa e para os filhos.
Em 94 jogos na principal liga nacional, Hulk atinge esta marca, o que significa que tem uma média de 0,53 golos por partida. Não é uma estatística brilhante, se comparada com a de Falcao que fez 43 golos em 50 jogos, mas muito interessante para quem joga habitualmente encostado a uma das alas. O que até nem foi o caso nos Barreiros. Mas se acrescentarmos a estes dados as 40 assistências que soma com a camisola do FC Porto justifica-se o peso que o Incrível tem na equipa e que já é percetível mesmo sem o recurso aos números.
Esta época, são 14 golos e 10 assistências, num total de 23 golos e 15 assistências se somados os jogos de todas as competições. Com Villas-Boas, Hulk atingiu o máximo de golos no campeonato, assinando 23, suficiente para ficar à frente de Falcao e de todos os outros jogadores do campeonato. Na época anterior, a pior desde que está em Portugal, marcou apenas cinco vezes, mas esteve muito tempo sem jogar por causa da suspensão resultante do caso do "Túnel da Luz". Em 2008/09, época de estreia na Europa, marcou oito golos.

Jogar no meio tem resultado


Vítor Pereira já utilizou Hulk como ponta de lança em oito jogos do campeonato, o último dos quais nos Barreiros. E os resultados dão razão ao treinador: sete vitórias e apenas um empate, este conseguido em Alvalade, o que não pode ser considerado negativo. De resto, Hulk marcou seis dos 14 golos que tem na prova enquanto avançado-centro e só estes dois últimos (dos tais seis) foram de grande penalidade. Olhando às outras provas, o Incrível jogou mais três vezes no meio: vitória com o Shaktar Donetsk, empate com o Zenit e derrota com o Manchester City, no Dragão.


3 questões: Carlos Abreu Amorim, Deputado

"Hulk é a grande figura desta Liga"


1 Feliz por festejar já, ou preferia fazê-lo em campo, como disse Pinto da Costa?

Fico feliz, porque assim a festa faz-se hoje [ontem] e para a semana, com o Sporting. Haverá duas festas. O importante é que o FC Porto ganhou e justamente. Superaram-se as grandes dificuldades desta época, sobretudo o treinador medíocre que tivemos. A estrutura e organização do FC Porto provaram novamente ser as melhores de Portugal.

2 Que momento elege como chave para esta conquista?

O jogo em casa com do Benfica foi determinante. Até lá, o
FC Porto não tinha ganho um só jogo decisivo. A partir daí ganhou dois, Braga incluído. Esse foi o momento em que o FC Porto se afirmou como campeão. Além dos pontos, o Benfica perdeu ânimo e crença em si mesmo, ao mesmo tempo que o FC Porto a recuperou decisivamente.

3 Qual a grande figura, ou figuras, do título do FC Porto?

Acho que é unânime: Hulk. Foi extremamente importante este ano. Mas destaco também outra, que apesar de não ser um grande jogador, também foi importante. Falo de Janko. A sua presença no ataque foi extremamente importante, não só pela lacuna que preencheu, mas também pelo momento em que chegou. Mas a grande figura desta Liga é Hulk.

in "ojogo.pt"


Sem comentários: