sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dragões lideram estatísticas da Liga


O FC Porto, campeão nacional 2011/12, terminou a época a liderar também grande parte dos itens das estatísticas oficiais da Liga. Os números mostram que os azuis e brancos encabeçam a classificação em oito itens: número de passes, passes certos, passes para a frente, cantos, número de remates, número de remates à baliza, mais golos marcados e mais golos obtidos por penálti.

Estes dados ajudam a fazer um retrato do futebol portista: atacante, com muita posse de bola e muitos remates. Outros itens em que os Dragões não lideram mas estão no topo complementam este retrato: um elevado número de cruzamentos (554, 4.º lugar, com divisão idêntica entre direita e esquerda) e de posse de bola no meio campo adversário (3.º melhor registo) e poucas faltas cometidas (438, 4.º melhor registo).

Durante a época, os Dragões contabilizaram um total de 15851 passes, dos quais 12704 foram certeiros, o que corresponde a 79%. A liderança mantém-se no número de passes para a frente (4074), 68% deles certos. Em relação ao número de cantos marcados, os azuis e brancos lideram com 241, o que origina uma média de oito cantos por jogo.

No que concerne aos remates, o FC Porto ocupou, uma vez mais, o topo da classificação com 564. Os portistas remataram à baliza 216 vezes, o que resulta numa média de 7,2 por jogo.

A eficácia demonstrada ao longo da época resultou também no número de golos marcados. O plantel azul e branco encabeça a tabela com um total de 69 tentos, o correspondente a uma média de 2,3 por encontro. No que respeita ao maior número de golos obtidos por penálti, a liderança é partilhada com o Nacional, com oito.


in "fcp.pt"

Sem comentários: