terça-feira, 1 de maio de 2012

Maicon: a grande vitória de Vítor Pereira


Brasileiro é um dos maiores símbolos da caminhada portista em 2011/12. Pai emocionado pelo sucesso do filho depois de dissipado o mar de dúvidas.


Escolher o maior símbolo do F.C. Porto de Vítor Pereira poderá não ser unânime, mas a presença de Maicon entre os «nomeados» é uma certeza. De mal amado a titular indiscutível. Se na temporada passada o brasileiro já foi muitas vezes utilizado mas não convenceu totalmente, a época 2011/12 foi de Maicon. 

Titular em 31 jogos, 19 deles no campeonato, trilhou o caminho entre a solução de recurso e a certeza absoluta com alguma desconfiança, mas com o apoio total de um homem: Vítor Pereira. 

Solução surpreende para a direita da defesa e, depois, opção regular no eixo. Termina a época no melhor momento de forma entre os defesas do plantel portista e deixa água na boca para a próxima época. Quem o conhece bem garante que 2012 vai mesmo ser o ano de Maicon. 

É o caso do pai, Maurides Roque, que não esconde o orgulho pela carreira do filho no F.C. Porto. Atendeu o telefone na pequena cidade de Planura e conversou com o Maisfutebolcom um discurso toldado pela emoção. 

«Esta época o Maicon saiu como herói da equipa do F.C. Porto. Não esqueço aquele golo que ele marcou na Luz que ajudou muito a equipa. Você não imagina o orgulho que é para um pai ver o filho triunfar desta forma», afirma Maurides Roque.

Sem evitar as lágrimas, o pai de Maicon lembra a fase mais complicada que o filho atravessou e contou como viveu tudo à distância, informando-se, muitas vezes, pelo Maisfutebol: «O que mais me custava era ir ao vosso jornal e ver lá comentários de pessoas a dizer que o meu filho não era jogador para o F.C. Porto. Cheguei a achar que não eram adeptos do F.C. Porto. Eu sabia que ele tinha valor e só precisava de tempo. Felizmente hoje está numa fase excelente.»

Já deu os parabéns ao filho, que até o acordou com a boa notícia. «Já estava na cama quando ele me ligou a dizer que o Benfica tinha empatado. Estava a sair para o Dragão. Dei-lhe logo os parabéns, claro. É uma alegria enorme», descreve. 

«Afirmação de Maicon tem dedo de Vítor Pereira»

A ascensão definitiva de Maicon começou pelo caminho menos provável: uma adaptação à direita da defesa, iniciada em Olhão, à 10ª jornada. O pai confessa que achou «ruim» de início, mas sempre disse ao filho para «dar tudo e cumprir o que o treinador pediu». 

«O mérito é todo de Vítor Pereira. Ele é que apostou nele. Está de parabéns por isso, porque o meu filho acabou por ser fundamental para o título. Houve dedo de treinador. Espero que ele fique no F.C. Porto. Até estava a ouvir o Pinto da Costa falar e ele não confirmou que ele fica, não é? Espero que fique, não tenho dúvidas», afirma Maurides Roque. 

O pai de Maicon é um conversador nato e abrange todos os temas: «O F.C. Porto agora precisa reforçar o ataque, que não pode viver só do Hulk. É preciso apostar, fazer uma boa equipa e quem sabe fazer boa figura na Liga dos Campeões. Sonho ver o meu filho campeão europeu.»

A seleção: Brasil primeiro, mas se Portugal quiser...

Ver Maicon na seleção é outro dos sonhos de Maurides Roque. «Ele tem tudo e os brasileiros não têm grandes defesas. É alto, joga bem de cabeça, é bom na antecipação. Tem tudo para ir à seleção», assegura o pai. 

E nem se importa que não seja o Brasil. «Já lhe disse, se Portugal quiser e lhe fizer um convite: aceita filho. Portugal é que te acolheu e deu tudo. Ficava feliz de o ver representar o nosso país irmão. Imagina: o meu filho com o Cristiano Ronaldo...», atira, entre risos. 

Para isso, Maurides Roque espera que Maicon mantenha a bitola na próxima época e deixe para trás todas as dúvidas. Que deixe de ser visto como um jogador de Vítor Pereira e passe a ser uma referência do F.C. Porto. E o pai despede-se com uma mensagem de futuro: «Espero também que você me ligue para o ano...depois de conquistarmos o tri!»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: