quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FC Porto procura "tri", face a Benfica, Sporting e Madeira SAD


A prova realiza-se sexta-feira e domingo em Fafe.

FC Porto, Madeira SAD, Sporting e Benfica disputam sexta-feira e domingo, em Fafe, a Supertaça de andebol, troféu que marca o início da época e que se encontra na posse dos “dragões”.
A prova arranca sexta-feira, com as meias-finais, entre o Sporting e o Madeira SAD, às 18h00, seguido do primeiro clássico da época, entre o tetracampeão FC Porto e o Benfica, pelas 20h00.
A formação do FC Porto conta com cinco triunfos, nas 15 edições da Supertaça, tantos quantos o ausente ABC, sendo que quatro aconteceram nos últimos cinco anos, enquanto o Benfica soma três e o Sporting duas. O Madeira SAD ainda não venceu qualquer edição.
Os “dragões” partem com ligeiro ascendente em relação à concorrência, moralizados pelos resultados recentes, entre os quais o triunfo no Memorial Roger Schmit, no Luxemburgo.
O FC Porto, que assume o desejo de alcançar o “penta” e a presença na Liga dos Campeões, impôs-se aos checos do HCB Karvina, por 35-21, aos luxemburgueses do Handball Esch, por 28-22, e aos franceses do Ivry, por 33-17.
O triunfo do FC Porto, orientado pela quarta época por Ljubomir Obradovic, foi ainda adornado com os títulos individuais de Wilson Davyes (melhor jogador) e Hugo Laurentino (melhor guarda-redes).
O facto de a formação do Madeira SAD – vice-campeã nas duas últimas épocas - não contar com nenhuma Supertaça no seu historial constitui, por seu lado, um incentivo para o experiente treinador Alexander Donner.
Uma tarefa que o “capitão” da equipa madeirense, em declarações ao sítio da Federação de Andebol de Portugal (FAP), diz saber não ser fácil.
“O nosso objetivo principal será primordialmente ganhar um pouco de ritmo para o campeonato. Não temos feito jogos de preparação, pelo que vamos aproveitar para ganhar mais ritmo competitivo. Mas, o nosso objetivo é o mesmo de sempre – entrar nos jogos para ganhar e chegar à final”, disse Gonçalo Vieira.
O primeiro obstáculo que se coloca ao Madeira SAD em Fafe dá pelo nome de Sporting, também ele um forte candidato à conquista do primeiro troféu oficial da temporada.
“Estamos à espera de um adversário forte. O Sporting é uma equipa extremamente forte, pelo que pensamos que vai ser um jogo muito complicado”, explica o “capitão” madeirense.
Gonçalo Vieira gostava de muito de inscrever o nome do Madeira SAD na lista de vencedores desta competição, pelo que espera que a equipa tenha um bom início de prova, jogue bem e possa ganhar troféu.
O Benfica surge na disputa da Supertaça com o amargo de boca de ter perdido o Torneio São Mateus, com uma derrota frente ao ABC, por 29-27, mas com o incentivo de ter vencido o “derby” com o Sporting, por 31-25.
O treinador Jorge Rito encara a nova época com confiança, tendo mesmo já afirmado que o Benfica está mais forte, muito por culpa do reforço do plantel com as entradas de Vicente Alamo, Davor Cututa, Álvaro Rodrigues, Tiago Pereira e Dario Andrade.
A formação “leonina” ainda está à procura da melhor afinação para a sua jovem equipa, tendo o seu treinador Frederico Santos, no balanço da participação no Torneio São Mateus, considerado que “ainda há muita margem de progressão”.
Calendário da Supertaça:
- Sexta-feira (31 ago)
Sporting - Madeira SAD (18h00).
Benfica - FC Porto (20h00).
- Domingo (02 set)
Jogo de atribuição dos 3.º/4.º lugares (14h30).
Final (17h00).

in "sadopesporto.pt"

Sem comentários: