domingo, 11 de novembro de 2012

F.C. Porto-Académica, 2-1 (destaques)


A figura: João Moutinho

O regresso aos golos com nota artística elevada. Já estava a ser o melhor do meio campo portista, embora a primeira parte, ainda assim, não tenha sido brilhante. Contudo, sempre que o jogo mexeu, Moutinho deu o seu carimbo, procurando ser o ponto de encontro dos raides azuis e brancos. Nas costas de Jackson tentou, por várias vezes, o passe picado para enganar a defesa contrária. Se não saiu, foi variando o flanco buscando a inspiração dos colegas. Pensou o jogo sem o mastigar. Recebeu o prémio já com a equipa na frente do marcador. Um golo de antologia para o craque das coisas simples.

O momento: James abre o ferrolho

Se a primeira parte do F.C. Porto foi pouco intensa, a de James Rodríguez foi ainda pior. Tímido e com algumas más decisões, o colombiano era uma sombra do enorme potencial que tem. De cabeça fria, saltou para a segunda parte decidido a inverter a tendência. E colocou em campo o seu talento. Ao minuto 50 viu metros à sua frente e arrancou decidido para a baliza para acabar com a resistência contrária. Estava dado o seu contributo (decisivo) à partida.

Outros destaques

Otamendi

Atravessa um dos melhores momentos desde que chegou ao Porto. Imperial pelo meio, assumiu-se como patrão face à ausência de Maicon. É o líder de um quarteto defensivo com idade pueril mas ambição de gente grande. Mais um jogo acima da média do argentino, quem sabe para Alejandro Sabella estar atento. 

Lucho González

Duas ações decisivas porque resultaram em dois golos. Abertura para James no primeiro, toque atrasado para Moutinho no segundo. Há muito mérito dos companheiros na forma como os golos surgiram, mas quando se fizer a soma das assistências, Lucho levará mais duas. 

Jackson Martínez

Já não vai bater o recorde de Pena e Jardel. Falhou ao oitavo assalto, ficando a dois das marcas da dupla brasileira, que faturou durante nove jogos seguidos com o símbolo do F.C. Porto ao peito. Mas o jogo do colombiano não pode ser medido apenas por aí. Mostrou um lado mais batalhador e, na verdade, só dispôs de uma real ocasião, quando, num chapéu ainda na primeira parte, atirou ao lado.

Abdoulaye

Estreia a titular no Dragão. Esteve discreto e competente, o que, para um jovem, é dizer muito bem. Está a crescer, é deixá-lo continuar. 

Wilson Eduardo

Conseguiu a proeza de bater Helton no Dragão, algo que ainda ninguém tinha conseguido este ano em jogos do campeonato. O guarda-redes do F.C. Porto deu o seu contributo, pois poderia fazer melhor, mas mérito também para quem arriscou de onde parecia impossível. Três golos em dois jogos. Semana produtiva para o avançado. 

João Real

Não era titular no campeonato desde a...1ª jornada! Foi expulso, na altura, mas as lesões e a debilidade do centro da defesa levaram Pedro Emanuel a chamá-lo ao onze outra vez, depois das boas indicações deixadas frente ao Atlético Madrid. João Real acabou por ser decisivo no centro da defesa para a igualdade ao intervalo. Até de bicicleta tirou bolas na sua área, num jogo certinho e vistoso do central português de 29 anos.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: