quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DOMINGOS GOMES Os segredos da vitória em Tóquio

13 de Dezembro de 1987. Foi há 25 anos que o FC Porto conquistou pela primeira vez a Taça Intercontinental. Num dia de nevão na capital japonesa e com uma diferença de nove horas, o médico Domingos Gomes revela os segredos da programação do jogo, contra a vontade do treinador Tomislav Ivic.


Domingos Gomes era o responsável pelo departamento médico do FC Porto, no primeiro ano dourado da história do clube nortenho: 1987. Em Maio a equipa conquistou a Taça dos Campeões Europeus e em Dezembro a Taça Intercontinental. A preparação do jogo de Tóquio não mereceu a concordância do treinador Tomislav Ivic. "A diferença para o Japão eram 9 horas. Os jogadores precisariam de 11 dias de adaptação. Mas só poderíamos viajar com quatro dias de antecedência. Por isso tivemos que fazer a preparação nas Antas", conta Domingos Gomes a Bola Branca.
Há 25 anos, sabia-se muito pouco sobre o "jet-lag" aplicado ao desporto de alta competição. E o especialista baseou-se na medicina aeroespacial para elaborar um plano de trabalho até à partida para Tóquio. "Elaborei o plano e entreguei-o a Pinto da Costa e a Teles Roxo (chefe do departamento de futebol). Ambos acharam que o plano era para executar. Mas claro que nesse tempo houve quem entendesse que aquilo era um 'show-off' barato, ou uma brincadeira", recorda Domingos Gomes. 

Treinos às 5 da manhã
O programa era para cumprir três a quatro dias antes da viagem com "treinos progressivamente mais cedo. Começamos às 5 da manhã. E era tudo diferente. Da alimentação ao horário de descanso dos jogadores. E quando apresentámos ao treinador Tomislav Ivic essa programação, ele atirou tudo para o chão”, manifestando dessa forma o desacordo. "A partir daí não houve mais diálogo do departamento médico com Ivic. Prevaleceu a coragem e determinação de Teles Roxo e Pinto da Costa e o programa cumpriu-se", revela o médico.

"Se o FC Porto perdesse a culpa seria do departamento médico"
O FC Porto venceu na final o Peñarol por 2-1, após prolongamento. Gomes e Madjer apontaram os golos. "O jogo realizou-se em condições muito difíceis. Os jogadores estavam entregues à neve e a um terreno sem aderência. E todos tiveram que suportar a dor e o sofrimento atroz que o frio provocava no corpo. Foi esse o momento da glória dessa equipa do FC Porto", considera Domingos Gomes.

Quando o jogo terminou, "como médico responsável pelo departamento médico, a minha reacção foi uma descarga brutal de choro. Se o resultado fosse negativo, ainda hoje estaria a dizer-se que a culpa foi do departamento médico. O Porto ganhou mas os responsáveis foram quem joga e treina. Mas tenho a certeza que se não fizesse aquele programa haveria consequências muito complexas relativamente ao equilíbrio psíquico, físico e normal daqueles atletas", conclui.

Domingos Gomes é especialista em Medicina do Desporto. Foi médico do FC Porto desde Maio de 1976, permanecendo mais de 20 anos nessa função.


in "rr.pt"

Sem comentários: