quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

MÁLAGA REGRESSA À CIDADE DA SUA ÚNICA DERROTA EUROPEIA


O FC Porto vai defrontar o Málaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira em Nyon, na Suíça. A eliminatória está marcada para os dias 19 de Fevereiro e 13 Março, sendo que a primeira mão será no Estádio do Dragão. Curiosamente, os espanhóis deslocam-se à única cidade onde já perderam um jogo das competições europeias.

Claro que o baixo número de derrotas apenas se verifica pela curta experiência europeia do Málaga: esta é apenas a segunda participação em provas da UEFA, sendo que a primeira ocorreu em 2002/03: após vencer a Taça Intertoto (ultrapassando Gent, Willem e Villarreal), conseguiu uma boa campanha na Taça UEFA, eliminando Željeznicar, Amica Wronki, Leeds United e AEK de Atenas, chegando assim aos quartos-de-final. Aí, caiu aos pés do Boavista, no desempate por grandes penalidades, após vencer em Málaga e perder no Porto por 1-0. O FC Porto viria a conquistar essa mesma Taça UEFA frente ao Celtic (3-2), em Sevilha, a apenas 200 quilómetros de Málaga.

Apesar da limitada experiência europeia, os andaluzes serão um adversário duro de roer, como prova a sua campanha europeia desta época: terminaram no primeiro lugar do grupo C, com 12 pontos (menos um do que o FC Porto, no grupo A), correspondentes a três vitórias e três empates. Arrancaram de forma perfeita, com três triunfos em três jogos (3-0 em casa com o Zenit, 3-0 no terreno do Anderlecht e 1-0 na recepção ao Milan) e garantiram o apuramento precisamente em Itália, à quarta jornada (empate por 1-1, com um golo do português Eliseu). Tal aconteceu na mesma noite em que os Dragões confirmavam o mesmo objectivo, em Kiev.

Na última Liga espanhola, classificaram-se no quarto lugar, a melhor posição de sempre do clube, o que lhes permitiu aceder à “Champions”, após eliminarem o Panathinaikos de Jesualdo Ferreira no “play-off”. No actual campeonato, estão de novo em quarto (com os mesmo pontos do Bétis, quinto, e a cinco do Real Madrid, terceiro), apesar de terem perdido vários jogadores, como Ruud van Nistelrooy, Santi Cazorla e Enzo Maresca. Reforçaram-se porém com antigos adversários do FC Porto: o defesa Onyewu e o avançado Saviola.

O actual presidente do clube é o Xeique Abdullah Al Thani, que injectou no clube verbas que permitiram a sua recente ascensão na tabela do campeonato espanhol. O treinador é o chileno Manuel Pellegrini, ex-Real Madrid, e no plantel, para além dos portugueses Duda e Eliseu, estão futebolistas de grande qualidade como o brasileiro Júlio Baptista, o argentino Martín Demichelis e o espanhol Isco.

O estádio do clube é o La Rosaleda (com capacidade para cerca de 30.000 espectadores), que sofreu obras de remodelação profundas entre 2000 e 2006. A distância entre o Porto e Málaga (com cerca de 560 mil habitantes) é de 850 quilómetros, ou seja, é suficientemente curta para permitir e deslocação de automóvel, algo raro nas competições europeias. Em Março, serão certamente muitos os portistas a acompanhar a equipa.


in "fcp-pt"

Sem comentários: