quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FC Porto-V. Setúbal, 1-0 (destaques)


A figura: Sebá:
Primeiro jogo como titular no F.C. Porto. Começou no centro do ataque, tentando mais uma vez reajustar-se. Isto porque estava habituado, no Brasil, a jogar como avançado num sistema a dois. Em Portugal, passou a ser utilizado na equipa B como extremo, num sistema 4x3x3. Mas a falta de soluções para Vítor Pereira fez com que Sebá jogasse ao centro frente ao V. Setúbal. Não começou bem. Após soberbo passe de Moutinho, passou por Kieszek mas não teve coragem de rematar com o pé direito, o mais fraco. Já em cima do intervalo, caiu em lance com Nélson Pedroso, conquistando uma grande penalidade. Cresceu na etapa complementar, destacando-se um lance em que fez lembrar Hulk (com a notória diferença de qualidade). Toque curto da direita para o centro, remate com o pé esquerdo para defesa apertada. Merecia o golo na etapa complementar. Convenceu os adeptos.

O momento do jogo: castigo máximo no Dragão
Jogo dividido, sem superioridade clara do F.C. Porto. Sebá surge na área, procura chegar à bola mas cai em lance com Nélson Pedroso. O defesa coloca o seu corpo em frente do brasileiro, que tentava arrancar. João Capela hesitou mas assinalou o castigo máximo. Lance nem sempre consensual, capaz de levantar polémica. Aceita-se o critério do árbitro, em caso de dúvida. João Moutinho converteu, 1-0 para o F.C. Porto.

Outros destaques:

João Moutinho
Não sabe jogar mal. Principal referência no desenho do jogo do F.C. Porto, manteve-se no onze e deixou algumas pinceladas de classe, embora um par de remates de fora da área sem a melhor direção. Excelente passe para Sebá, ainda na primeira parte, e conversão feliz de uma grande penalidade em cima do intervalo.

Kieszek
Foi o melhor elemento do V. Setúbal ao longo do encontro e isso diz muito sobre a exibição dos sadinos no Estádio do Dragão. A equipa de José Mota incomodou na etapa inicial mas acusou o tento consentido e baixou na segunda metade. Kieszek, sobretudo nesse período, teve de brilhar para evitar o segundo do F.C. Porto. Destaque para uma defesa após bomba de Sebá. Regresso feliz ao Dragão, pode onde passou sem deixar marcas.

Defour
Útil ao centro, algo perdido no flanco. Vítor Pereira testou a solução a apresentar no Estádio da Luz, onde Defour deve surgir no ataque a par de Varela e Jackson Martínez. O belga andou pela esquerda e pela direita sem causar desequilíbrios. Ter-se-à poupado para o clássico. A rever. Saiu na segunda parte para o lugar de Varela.

Kelvin
Outra novidade no onze de Vítor Pereira, apresentando-se nesta altura como primeira alternativa para o tridente ofensivo, face à mingua de soluções. Assumiu o jogo, procurando rapidamente os desequilíbrios pelos flancos. Mas, como em ocasiões anteriores, deixou-se trair pela ansiedade no último passe.

Danilo
Está melhor a cada dia que passa.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: