domingo, 13 de janeiro de 2013

Promessa de hegemonia naquela cabeça de Gomes (com o terceiro anel pintado de azul)


O maior goleador da história do FC Porto travou inúmeros duelos com a defesa benfiquista, nomeadamente com o malogrado guarda-redes Manuel Bento: marcou-lhe oito golos mas também viu Bento defender-lhe três pénalties, sempre com o resultado em 0-0. 

A lembrança mais positiva de Fernando Gomes nos clássicos é seguramente o Benfica-FC Porto (0-1) de 27 Janeiro de 1985, o jogo que catapultou os dragões de Artur Jorge para o primeiro título desde o «bis» de Pedroto (1978-1979) e abriu a passadeira para uma hegemonia que dura há mais de duas décadas. 

Com uma enorme mancha azul a colorir o terceiro anel (25 mil adeptos portistas acorreram ao estádio da Luz nessa tarde!), o Bibota marcou o único golo do jogo aos 70 minutos, correspondendo a um cruzamento do extremo direito Jaime Magalhães com um cabeceamento fulgurante ao primeiro poste. 

Um golo lindo. O estádio explodiu de azul e branco e Gomes, sorridente, ergueu os braços para o céu numa imagem icónica. Mal sabia ele que acabava de inaugurar uma nova era no futebol nacional. A era portista.


in "abola.pt"

Sem comentários: