sábado, 11 de maio de 2013

F.C. Porto-Benfica, 2-1 (destaques dos dragões)


Kelvin, o menino voltou a decidir


A FIGURA: Kelvin
Decidiu o jogo. Provavelmente o campeonato. Tudo o resto é ornamental. 

POSITIVO: João Moutinho
Enorme na leitura e gestão dos acontecimentos. Só ele é capaz de isolar um colega com um subtil toque calcanhar (Alex Sandro), só ele tem a visão periférica para rasgar a teia defensiva e num passe longo colocar Varela em posição VIP. Intenso, inteligente, até a ganhar bolas nas alturas (!). O Porto teve um mestre de operações competente, organizado e de coração enorme durante os 90 minutos. Moutinho tem alma de dragão.

NEGATIVO: James Rodríguez 
Sem explosão, sem capacidade de definir passes de rotura, sem acerto nas bolas paradas. Teve bola, sim, movimentou-se, é verdade, mas sempre sem afligir os contrários e entusiasmar os seus partidários. O Porto precisa de mais James. Um James com outra capacidade de aceleração, até com outra inspiração. Um James que não falhe o que falhou aos 85 minutos. Imperdoável. 

Alex Sandro
Eletrizante no duelo com Salvio. Arrisca dribles em zonas proibidas porque sabe que escapa sem sanções inibitórias. É fantástico o à-vontade que demonstra no contato com a bola. Arranca, toca, recebe à frente e reclama quase sempre uma posição de conforto para o cruzamento. Neste último item terá estado menos bem, embora a escassa presença de dragões na área do Benfica atenue a observação. 

Otamendi
Acertadíssimo no processo defensivo, pleno de desejo na ajuda às linhas mais adiantadas. O roubo e cavalgada imediata, aos 60 minutos, é o sinal mais forte de uma atuação nivelada por cima. Fica um único reparo: aos 62 minutos parou sem se perceber porquê e Ola John criou um lance de algum perigo. Terá ouvido o mesmo apito da bancada que nós ouvimos? 

Varela
Vinha de um jogo muito bom na Choupana, possivelmente o seu melhor da época, e presumiu-se que podia repetir a façanha diante do Benfica. Não desiludiu, nem surpreendeu. Teve bons momentos, mormente na fase inicial do segundo tempo. Primeiro num centro/remate, desviado por Artur Moraes, e depois num pormenor técnico soberbo sobre Maxi Pereira, finalizado com um bom remate.

Jackson
Ativo, desconcertante, vários pormenores deliciosos. Tudo ok, mas e remates à baliza? Mais vítima do que culpado, é certo, mas faltou-lhe isso para uma nota mais elevada. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: