sexta-feira, 5 de julho de 2013

Iturbe mereceu cuidado especial

ARGENTINO RECEBEU EXPLICAÇÃO DE PAULO FONSECA

Mais uma vez, Juan Manuel Iturbe vai ter a oportunidade de se afirmar no FC Porto. O argentino, agora com 20 anos, falhou as duas primeiras tentativas de mostrar a razão por que chegou à Invicta apelidado de “Messi guarani”, numa referência às suas raízes paraguaias. PauloFonseca está ciente do que Vítor Pereira não conseguiu fazer com Iturbe – uma opção credível no plantel principal – e, talvez por isso, já dispense algumas palavras particulares ao jovem argentino, tal como aconteceu no treino matinal de ontem.

As indicações foram breves e simples, com alguma gesticulação à mistura, mas mostram que o novo técnico dos tricampeões nacionais quer que todos os jogadores cumpram o que lhes é pedido a cada treino. O exercício, o último que foi possível acompanhar nos 30 minutos da sessão de trabalho abertos à comunicação social, era simples e pretendia apurar a capacidade de passe e receção. “Orientar e jogar. Mostrem ao vosso colega onde querem receber a bola”, gritava o treinador-adjunto, Pedro Moreira, que orientava esta parte da sessão, no meio do corrupio de jogadores.

Com Paulo Fonseca a avaliar a prestação de cada um a curta distância, o primeiro a receber uma aula particular foi Iturbe. O argentino esperava estático pelo passe dos companheiros de equipa e o técnico pretendia que os recetores se movimentassem para receber e orientar a bola em progressão. Rapidamente Paulo Fonseca recolocou Iturbe nos carris e o extremo reiniciou o exercício tal como era pretendido.

O momento acaba por ser natural na relação de qualquer técnico, especialmente dos novos, com os seus jogadores.No entanto, e acima de tudo, deixa a imagem de que Iturbe terá efetivamente de trabalhar duro para merecer um lugar no grupo de Paulo Fonseca. À 3.ª tentativa para se impor no seio dos dragões, o argentino não deverá ter muito mais oportunidades para mostrar o seu valor. Os 4 milhões de euros que a FC Porto SAD investiu na aquisição de 60 por cento do passe do “Messi guarani”, já em janeiro de 2011, ainda estão por justificar, e o curioso é que Iturbe tem a mais alta cláusula de rescisão de todos os elementos do atual plantel do campeão nacional: 60 milhões de euros.

Ponto da situação

- A posição de extremo é das que impõe uma maior concorrência interna no FC Porto: para apenas dois lugares, um à direita e outro à esquerda, os dragões dispõem de sete soluções;

- É provável que a SAD adquira ainda mais um jogador para os flancos do ataque.Para já, o internacional brasileiro Bernard continua a estar no topo das preferências;

- Enquanto outros têm um lugar seguro no plantel 2013/14, Iturbe é um dos portistas que luta pelo seu espaço, tal como Kelvin ou Ricardo, entre outros.

in "record.pt"

Sem comentários: