sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Resiste uma lenda no Dragão

QUARESMA ENTROU AOS 80' EM YOKOHAMA

Num tempo em que o futebol dificilmente permite que um jogador assinale uma década ao serviço de um clube, merece uma menção honrosa o facto de Ricardo Quaresma ser o único do atual plantel que esteve na conquista de 2004. O Mustang não permaneceu no FC Porto durante 10 anos consecutivos, mas depois de várias aventuras no estrangeiro regressou à casa onde mais troféus ergueu para hoje poder visitar o Museu do FC Porto e recordar com emoção a conquista da Taça Intercontinental bem de perto.

Então com 21 anos, o extremo tinha acabado de assinar pelos dragões, envolvido na transferência de Deco, após uma passagem cinzenta pelo Barcelona. Quaresma começou o jogo com o Once Caldas no banco de suplentes, tendo entrado ao minuto 80 para o lugar do brasileiro Luís Fabiano. Rubricou alguns pormenores interessantes e não tremeu quando Víctor Fernández o mandou marcar uma das grandes penalidades no desempate.

Àsemelhança de Quaresma, quase todos os companheiros que se sentaram no banco nesse jogo ainda estão em atividade, em contraste com os titulares, mais velhos, e que por isso já se dedicaram a outras atividades. Entre os jogadores, Quaresma, Postiga e Diego são aqueles que ainda se encontram num patamar superior. Hélder Postiga representa o Deportivo da Corunha, enquanto o médio brasileiro vai cumprindo mais uma etapa do seu périplo pela Europa, desta vez no Fenerbahçe.

Tendo passado mais tempo na sombra do que propriamente a jogar no FC Porto, Nuno Espírito Santo começa a tornar-se num caso sério de liderança ao nível dos treinadores. Depois do bom trabalho que efetuou no Rio Ave, tem-se destacado no Valencia. Jorge Costa acabou de qualificar o Gabão para a CAN, enquanto Pedro Emanuel vai procurando tirar o Arouca dos últimos lugares do campeonato.

in "record.pt"

Sem comentários: